Esportes

Roma deve anunciar desistência dos Jogos de 2024, diz agência

A prefeita da cidade de Roma, Viginia Raggi, deve anunciar, em entrevista coletiva nesta quarta-feira, a desistência da candidatura da capital italiana para sediar os Jogos Olímpicos de 2024, segundo uma fonte da prefeitura ouvida pela agência Reuters.

A oposição à Olimpíada foi um dos principais pontos da campanha de Raggi. Em uma entrevista, ela chegou a chamar a candidatura de Roma de “criminosa”, afirmando que a capital italiana não tinha condições de sediar os Jogos enquanto ?morria afogada em trânsito e buracos?.

Por conta das diversas manifestações de Raggi contra a Olimpíada antes mesmo de ser eleita, a saída da candidatura da cidade já vem sendo aguardada. Apesar da resistência do primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, e do Comitê Olímpico Italiano, a prefeita de Roma não deve mudar sua decisão de retirada da candidatura, especialmente pelo apoio que tem de grande parte da população. Ela foi eleita com 67,2% dos votos.

A candidatura de Roma aos Jogos de 2024 foi confirmada no fim do ano passado, antes da atual prefeita chegar ao poder. O presidente do Comité Olímpico Italiano, Giovanni Malago, já tinha dito que sem o apoio da prefeitura, a candidatura de Roma teria de ser retirada.

Além de Roma, são candidatas a sediar a Olimpíada de 2024 as cidades de Budapeste, capital da Hungria, Paris e Los Angeles.