Esportes

Roma desiste de candidatura aos Jogos Olímpicos de 2024

Roma está oficialmente fora da disputa para sediar os Jogos Olímpicos de 2024. O presidente do Comitê Olímpico italiano Giovanni Malago, descartou nesta terça-feira a candidatura da capital italiana. A prefeita da cidade, Virginia Raggi, já havia manifestado a sua contrariedade com a candidatura romana.

– Escrevi para o Comitê Olímpico Internacional (COI) para comunicar a desistência. Esta é uma decisão muito dura, e que nos deixa decepcionados. Sempre disse que esse projeto era como uma mesa que se sustenta com três pés (Comitê Olímpico, governo e a prefeitura) para que esteja em pé. Perdemos um destes pés por reazões ideológicas e demagógicas – disse Malago.

Em setembro, Virginia havia anunciado que retiraria a candidatura de Roma por considerar o projeto ?irresponsável? para uma das cidades mais endividadas e ingovernáveis da Itália. A prefeita disse que organizar os Jogos significaria ?hipotecar o futuro? de Roma, cidade que acumula dívidas de ? 13 bilhões ((R$ 46,3 bilhões).

A prefeita já havia comunicado ao COI a decisão de desistir da disputa depois que o conselho municipal, dominado pelo Movimento 5 Estrelas da prefeita, votou uma moção contra a candidatura romana para os Jogos.

– Me vejo obrigado a interromper o projeto faltando 11 meses para a sua conclusão e depois de três anos de trabalho. É uma pena porque nosso projeto era o vencedor – disse Malogo.

Com a desistência de Roma, três cidades permanecem no páreo para receberem os Jogos: Paris, Los Angeles e Budapeste. Mas a capital francesa e a cidade americana despontam como favoritas. Os Jogos de 2020 serão em Tóquio, no Japão.