Cotidiano

Rollemberg: estados ficam surpresos com suspensão de mudanças na repatriação

BRASÍLIA – O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, disse, nesta terça-feira, que os estados ficaram surpresos com a retirada de pauta no Congresso do projeto de lei que mudava o programa da repatriação. A proposta fazia uma série de modificações nas regras para a regularização de ativos enviados ao exterior sem aviso à Receita Federal e beneficiava os estados com mais recursos. Segundo Rollemberg, a obstrução da votação pelo PT, que acabou derrubando a votação da proposta, foi ?um banho de água gelada?:

? Foi um banho de água gelada. Nós estávamos numa expectativa muito positiva. (…) Perde o Brasil e perdem os estados, especialmente aqueles que estavam numa expectativa muito grande desses recursos, que certamente farão muita falta ? disse ele.

De acordo com o governador do DF, os estados vão agora avaliar como tratar do tema da repatriação e ver se o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, está disposto a tentar votar o projeto novamente na semana que vem. Ele afirmou ainda que os estados também vão discutir outras alternativas com o Ministério da Fazenda para tentar resolver sua crise fiscal:

? Outras alternativas, outros pleitos já estão sendo estudados pelos governadores junto com o governo federal para buscar garantir melhores condições para os estados.