Cotidiano

Rodrigo Maia reúne líderes para deflagrar reforma política

BRASÍLIA – O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), se reuniu com os líderes dos partidos aliados nesta quinta-feira para definir a instalação da comissão especial da reforma política. Maia disse que foram fixados os cronogramas e que acredita que seria “ideal” conseguir votar alguma proposta ainda esse ano. Nas conversas, as discussões são sobre a criação de um Fundo Eleitoral para financiar campanhas, depois da proibição do financiamento privado, e o sistema eleitoral e de governo.

O presidente da comissão especial, deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), disse que é preciso encontrar uma forma de financiar os partidos.

? Foi um primeiro passo. Agora, vamos tentar organizar os temas e o cronograma ? disse Maia ao GLOBO.

Lúcio Vieira Lima queria instalar a comissão ontem (19), mas a Câmara acabou paralisada com o impacto da prisão do ex-presidente da Casa, Eduardo Cunha.

O líder do DEM na Câmara, deputado Pauderney Avelino (AM), disse que é preciso se encontrar uma saída para o financiamento das futuras campanhas, mas que falar em um fundo com recursos públicos, além do existente Fundo Partidário, em tempos de crise é “complicado”.

? A discussão se dará em dois eixos: como será o sistema eleitoral, o tipo de sistema, e ainda o financiamento disso ? disse Pauderney.