Cotidiano

Rodrigo Maia garante que a PEC do teto será aprovada ainda em 2016

BRASÍLIA – O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), negou, nesta terça-feira, que o ministro Henrique Meirelles (Fazenda) tenha pressionado o Congresso ao dizer que o país terá que aumentar impostos, caso não seja aprovada a PEC do teto de gastos públicos ainda este ano. Ele acredita que o ministro apenas mostrou “um dado da realidade”:

? Isso é uma boa notícia. Como a gente vai aprovar a PEC do teto de gastos, não vai passar pela dificuldade de ter que tratar de imposto aqui. E reafirmo: o ministro não colocou ninguém contra a parede, ele só citou um dado da realidade ? disse Maia, afirmando ainda que “todos” devem colaborar para ajudar o Brasil a atravessar a crise:

? Todos têm responsabilidade com a superação da crise no Brasil. Temos um déficit de R$ 150 bilhões que pode ser crescente, então algo tem que ser feito. Temos que decidir: ou nós vamos aumentar imposto, o que eu acho que não resolve, ou vamos reformar o estado. Não tem milagre nessa conta.

Maia e Meirelles vão se encontrar nesta quarta-feira de manhã para discutir alterações em projetos da pauta econômica de interesse do governo. Será o segundo encontro só nesta semana. Os dois viajaram juntos, na segunda-feira, do Rio a Brasília.

Segundo as previsões do presidente da Câmara, o projeto que fixa um teto para os gastos deverá estar pronto para ser votado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no início de outubro. Mas, como é o mês de eleições municipais, a apreciação da matéria em plenário deve ficar para depois. Maia reafirmou, no entanto, que será possível votar a PEC ainda este ano, como quer o governo do presidente interino Michel Temer.

? Dá para começar na comissão ate as eleições, votar logo no início de outubro e depois ir a plenário. Há muita boa vontade e unidade na base ? afirmou.