Cotidiano

Rodrigo Maia diz que não há ?freio? na Lava-Jato

BRASÍLIA – O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta quarta-feira que “não há freio” nas investigações promovidas no âmbito da Lava-Jato. Ele não quis comentar diretamente as acusações do Ministério Público Federal contra o ex-presidente Lula, mas disse que o importante é que todas as instituições brasileira estão funcionando com “liberdade”.

? Só vou me manifestar de forma concreta quando tiver compreendido o que aconteceu de forma concreta para não falar nada errado. Mas não há freio, de forma nenhuma. Todo mundo sabe que não tem. Não tem negócio de abafar a Lava-Jato, as instituições públicas brasileiras estão funcionando com toda a liberdade. Isso que é importante. O que queremos é que as instituições funcionem com liberdade, que o Ministério Público, quando existam indícios, investigue com força, com liberdade ? disse Rodrigo Maia.

O deputado disse que o mais importante é aprovar sistemas de controle do uso do dinheiro público. Ele disse que a Câmara já discute o pacote de dez medidas contra a corrupção.

? Queremos também uma resposta na área dos sistema de controle no Brasil, que são muito frágeis. Esses desvios todos estão ocorrendo porque não existiam controles rígidos, claros da boa utilização do dinheiro público. A gente tem que avançar nas dez medidas, aumentar a pena daqueles que cometem ilícitos, mas, mais do que isso, o Brasil precisa melhorar os seus sistemas de controle ? disse o presidente da Câmara, acrescentando:

? A Lava-Jato é consequência disso, da falta de controle da boa utilização do dinheiro público.