Cotidiano

Rodrigo Maia diz que houve um ?erro coletivo? sobre projeto que anistia caixa 2

BRASÍLIA – O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta terça-feira que houve um erro coletivo na condução que tentou votar, na noite de segunda-feira no plenário da Casa, proposta que criminaliza o caixa 2, mas que poderia brecha para livrar da Justiça políticos que cometeram essas irregularidades no passado. Rodrigo, que está exercendo interinamente a Presidência da República, afirmou que a matéria foi pautada porque houve pedido da maioria dos líderes, mas não nominou quais. E acrescentou que a proposta será pautada novamente depois que estiver “madura” na comissão especial.

? Só (volto a pautar) quando as dez medidas contra a corrupção estiverem maduras na comissão especial. Foi um erro coletivo não ter conduzido isso na comissão. Os líderes tinham que ter pedido para votar (ontem, em plenário) e defendido a votação ? afirmou Rodrigo Maia.

Segundo ele, a proposta foi incluída a pedido da maioria dos líderes :

? Ninguém concorda em pautar sem pedido de muita gente. A tradição da Casa é pautar o que a maioria pede, todos sabem disso, os temas são construídos com a maioria dos líderes. Houve um erro coletivo.

Maia afirmou que como está exercendo interinamente a Presidência da República não articulou o texto do projeto que iria à votação. Mas deixou claro aos líderes que o único texto “defensável” seria o proposto pelo Ministério Público e que esta´em debate na comissão especial das dez medidas contra a corrupção. Para ele, a confusão que se formou em torno da matéria poderá fortalecer sua discussão e votação.

? Acho que fortalece o debate. Quando ele estiver pronto, votaremos em plenário. Já disse que quero votar até o final do ano. Eu não tratei de texto, estou na Presidência da República. A única coisa que disse é que do meu ponto de visto, o único texto defensável era o do Ministério Público ? afirmou Rodrigo Maia.