Cotidiano

Rodrigo Maia agradece aos apoios e prega a pacificação da Câmara

Eleito novo presidente da Câmara, Rodrigo Maia faz seu primeiro discurso

BRASÍLIA ? Muito emocionado, o novo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), usou a maior parte do primeiro discurso para agradecer aos apoios recebidos. Falou da emoção de sentar pela primeira vez na cadeira de presidente e pregou a pacificação do plenário:

? É difícil falar depois de uma vitória dessas, nunca sentei nessa cadeira. Vamos a partir de amanhã governar com simplicidade. Temos muito trabalho a fazer, temos que pacificar esse plenário, dialogar a minoria com a maioria. Não só o governo tem as boas idéias, cada um de nós temos boas ideias.

Rodrigo Maia é eleito

Antes mesmo de iniciar seu primeiro discurso como presidente ele, já sentado na cadeira de presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ) fez questão de agradecer ao líder do PT, Afonso Florence (BA).

? Obrigado pela confiança ? disse ao líder petista.

Ele citou o adversário, Rogério Rosso (PSD-DF), reafirmando que foi uma disputa limpa, algo importante na política. A lista de agradecimento foi grande. Rodrigo Maia chorou a fazer referência à família, começando pelo pai, ex-prefeito do Rio, Cesar Maia. Depois citou cada um dos líderes dos partidos da antiga oposição que se uniram para apoiá-lo ainda no primeiro turno, aos colegas que desistiram da candidatura, como Júlio Delgado (PSB-MG) e ao apoio do PR e do PDT, no segundo turno.

Também fez questão de citar nominalmente o ex-ministro Aldo Rebelo (PC do B), os deputados Carlos Sampaio (PSDB-SP) e Orlando Silva (PC do B-SP).

? Quero agradecer meu grande amigo Aldo Rebelo, grande amigo, grande figura pública. E quero também agradecer a duas pessoas que acreditaram nesse processo. Há 30, 40 dias, inventaram isso que parecia uma loucura: Carlos Sampaio e Orlando silva, meu grande amigo ? disse o novo presidente da Casa.

Orlando Silva chegou a lançar sua candidatura à presidência da Casa para evitar que os votos do partido fossem para o peemedebista Marcelo Castro (PI). Encerrou o discurso dizendo que tomou três calmantes para conseguir não chorar e convocou sessão de debates para quinta-feira.

presidente-rodrigo-maia.jpg