Policial

Roda Livre: Força-tarefa apreende mais um trator furtado

Pérola D’Oeste – Em novas diligências da Operação Roda Livre, mais um trator foi apreendido ontem no Município de Pérola D’Oeste, no sudoeste do Paraná.

Na ação conjunta da Patrulha Rural da Polícia Militar de Capanema, da Polícia Federal de Foz do Iguaçu e Força Nacional, foi apreendido mais um trator com registro de furto no município de Jose Bonifácio, interior de São Paulo, e revendido a um agricultor de Pérola D’Oeste por uma conhecida empresa do ramo de máquinas agrícolas com sede em Santo Antônio do Sudoeste. O proprietário está preso desde o mês passado pelo crime de receptação qualificada.

Com mais essa apreensão, o maquinário apreendido na Operação Roda Livre já soma 23 tratores recuperados, avaliados em mais de R$ 4 milhões. Somadas às máquinas e aos implementos resgatados desde o ano passado, eles passam de 30. As diligências continuam e novas apreensões não são descartadas.

Os crimes

Após quase um ano de investigação, foi deflagrada no mês passado a Operação Roda Livre. As investigações apuraram que uma quadrilha agia desde o interior de São Paulo até o Rio Grande do Sul, passando pelo Paraná e por Santa Catarina, com roubos e furtos de máquinas e implementos agrícolas seminovos, quase sempre com elevado valor agregado. Os veículos eram revendidos como novos por uma revenda especializada com sede no sudoeste do Paraná.

Os produtores adquiriam os equipamentos de boa-fé, achando que estavam comprando veículos novos, inclusive com emissão de notas fiscais. Os veículos mais caros eram vendidos no Paraná e em Santa Catarina e os de menor valor eram levados para a Argentina. As investigações ainda não têm dimensão de quantas pessoas foram lesadas pelos golpistas.