Esportes

Robson Conceição estreia no boxe profissional contra lutador americano

robson_2.jpeg

Robson Conceição inicia neste sábado a sua jornada no boxe profissional com um único objetivo na cabeça: ser campeão mundial. Depois de tornar-se o primeiro brasileiro campeão olímpico de boxe, o pugilista baiano de 28 anos enfrentará o americano Clay Burns no Thomas & Mack Center, em Las Vegas, nos Estados Unidos. A luta será às 22h (a transmissão do Sportv começa às 21h55m) e será uma das preliminares do retorno de Manny Pacquiao aos ringues.

Robson

Robson vem se preparando para essa estreia desde setembro, quando anunciou a sua ida para o boxe profissional. A preparação foi quase toda feita em Salvador, na Bahia. No sábado passado, Robson e seu técnico Luiz Dórea, viajaram para Las Vegas para a reta final de preparação no palco da luta, que tem previsão de seis rounds.

– Estou tranquilo, focado e determinado no meu objetivo que é ser campeão mundial. Esse será o primeiro grande passo para essa conquista – afirmou o pugilista.

O adversário de Robson também é praticamente um iniciante no boxe. James Clayton Burns estreou na categoria apenas em abril do ano passado e tem um currículo modesto. Fez oito lutas, com quatro vitórias, todas por nocaute, dois empates e duas derrotas. Antes do boxe, Burns lutava MMA, categoria em que fez seis lutas, com cinco vitórias e uma derrota.

Natural da Louisiana, Clay Burns tem 29 anos e, segundo Luiz Dórea, é um atleta que costuma atacar bastante, que sabe mover bem o tronco e assimila bem os golpes. Os treinos com Robson foram muito focados na velocidade e nos pontos fracos de Burns.

robson_3.jpeg

– Treinei muito e vamos dar show. Meu treinador sabe o melhor caminho – garantiu Robson. – Não penso em nocaute, mas um nocaute no terceiro round seria bem vindo – completou o baiano.

PRÓXIMA LUTA SERÁ NO BRASIL

Robson inicia a sua carreira no boxe profissional depois de ter tido sucesso no chamado boxe olímpico. Além do ouro no Rio de Janeiro, o baiano foi prata no Mundial de Almaty, no Cazaquistão, em 2013, e bronze no Mundial de Doha, no Qatar, em 2015.

Seu contrato no boxe profissional é de cinco anos. A expectativa é que ele faça seis lutas por ano. O próximo combate, aliás, será no Brasil, no ano que vem.

– Vou tirar uns dias de folga com a família (após o combate), mas logo volto aos treinos para fazer a minha segunda luta profissional em março, no Brasil – contou o pugilista.

Mas enquanto isso, Robson saboreia a oportunidade de lutar na meca do boxe profissional e logo num evento tão importante como o retorno da aposentadoria do filipino Manny Pacquiao.

A luta entre o veterano pugilista de 37 anos contra o americano Jessie Vargas, dez anos mais novo, valerá o título mundial dos meio-médios pela Organização Mundial de Boxe (WBO, na sigla em inglês).

O combate (que também terá transmissão do Sportv a partir de 23h25m) será decisivo para o próprio Pacquiao, que disse recentemente, em entrevista para a imprensa britânica, que ainda tem muito a provar.

– Quero provar que ainda sou um dos melhores lutadores. Sinto que ainda tenho muito a provar. Não acabei com o boxe. Continuarei lutando enquanto eu amar o boxe e o boxe ainda me amar. Não sinto-me velho. Sinto como se ainda tivesse 27 anos.

Para Robson, a oportunidade de lutar num evento desse porte com oito combates, sendo quatro deles com disputa de cinturão, é única.

– Sinto-me honrado. Pacquiao é o meu ídolo, tem uma grande história dentro e fora do boxe. Então, a primeira luta profissional em Vegas e no mesmo evento do Pacquiao é um sonho virando realidade – afirmou.

PROGRAMAÇÃO DAS LUTAS:

Teofirmo Lopez (HON) x Ishwar Siqueiros (MEX)

Robson Conceição (BRA) x Clay Burns (EUA)

Que Chu (CHI) X Fernando Fuentes (EUA)

Alexander Besputin (RUS) x Azael Cosio (PAN)

Shiming Zou (CHI) x Prasitsak Phaprom (TAI)

Oscar Valdez (MEX) x Hiroshige Osawa (JAP)

Nonito Donaire (FIL) x Jessie Magdaleno (EUA)

Manny Pacquiao (FIL) x Jessie Vargas (EUA)