Esportes

Robson busca vaga na final do boxe

RIO ? O boxe brasileiro não estabeleceu uma meta para os Jogos do Rio, mas após as três medalhas (uma prata e dois bronzes), o mínimo que se esperava era uma repetição do excelente desempenho de Londres-2012. Neste domingo, todos os cinco atletas brasileiros que seguem na disputa entram no ringue tentando avançar de fase. Entre eles, Robson Conceição. Principal nome do grupo, o pugilista do peso ligeiro (até 60kg) tenta repetir o feito de Esquiva Falcão e se classificar para a decisão.

Com um bronze garantido após a sua vitória sobre o uzbeque Hurshid Tojibaev, Robson enfrentará, às 12h30m, no Pavilhão 6 do Riocentro, o cubano Lázaro Álvarez, tricampeão mundial. Lázaro e Robson já se enfrentaram duas vezes, com uma vitória para cada lado. Uma delas foi na final do Mundial de 2013, em Almaty, quando o cubano foi campeão.

Quem pode garantir mais uma medalha para o Brasil é o carioca Michel Borges. O lutador entra no ringue às 13h45m pela categoria meio pesado (até 81kg) para enfrentar o cubano Júlio César la Cruz, tricampeão mundial.

O primeiro a lutar neste domingo será Robenilson de Jesus. Ele enfrenta às 12h15m, pelo peso galo (até 56kg) o americano Shakur Stevenson, jovem promessa do país e apontado como novo Floyd Mayweather. Shakur já declarou diversas vezes que veio ao Rio com um único objetivo: conquistar o ouro.

Às 19h, Joedison Teixeira enfrenta o turco Batuhan Gozgec, pelas oitavas de final da categoria meio médio ligeiro (até 64kg). Um pouco mais cedo, às 17h, a brasileira Andreia Bandeira estreia no peso médio (até 75kg) contra a panamenha Atheyna Bylon.