Cotidiano

Robô usado para limpeza em Fukushima é danificado pela radiação

64799497_This undated photo released by Tokyo Electric Power Co TEPCO shows .jpg

TÓQUIO ? Um robô usado para a limpeza da câmara de contenção de um dos reatores danificados da usina nuclear de Fukushima teve que ser retirado antes de completar sua missão. O equipamento apresentou problemas técnicos, provocados quase seguramente pela alta radiação.

A missão iniciada nesta quarta-feira foi a primeira a usar um robô nesta câmara desde que o tsunami de março de 2011 atingiu a instalação. De acordo com a Tokyo Electric Power (Tepco), companhia responsável pela usina, o plano original do robô era inspecionar e executar a limpeza de um corredor, para que um outro robô possa examinar a área, um mês mais tarde.

A câmara que está sendo inspecionada fica abaixo do núcleo do reator 2. Com a interrupção do serviço, o segundo robô, designado para realização de exames, encontrará mais obstáculos e terá menos tempo para cumprir seu trabalho.

No mês passado, a Tepco conseguiu capturar imagens deste mesmo local, que mostraram estruturas danificadas cobertas com material fundido, possivelmente junto com combustível nuclear. Com base nelas, cientistas deduziram que a radiação pode alcançar incríveis 530 sieverts por hora. Esse nível é capaz de matar uma pessoa em um minuto.

Uma única dose de um sievert é suficiente para causar doenças de radiação e náuseas. Cinco sieverts matariam a metade daquelas expostas a ele dentro de um mês, e uma única dose de 10 sieverts seria fatal em poucas semanas.

64799345_In this image released by Tokyo Electric Power Co TEPCO a remote-co.jpg