Cotidiano

Robô medicinal rouba a cena durante o Wired Festival Brasil 2016

RIO – Um personagem inusitado anda arrancando sorrisos do público no Wired Festival Brasil 2016. O robô R1T1 fabricado pela Project Company circula pela área de estandes, interagindo com as pessoas através de algumas de suas múltiplas funções. Mas o que muita gente não imagina é que essa máquina trabalha muito e frequenta num ambiente profissional muito nobre, que são os hospitais.

– Ele já foi considerado o melhor robô medicinal do mundo em diversas premiações – orgulha-se seu criador, Antônio Dianin. – Está presente, há três anos, em seis hospitais brasileiros, onde realiza exames, como ultrassonografia, e possibilita a troca de informações entre médicos generalistas e especialistas.

O R1T1 já participou até de transplantes, cirurgias consideradas delicadas. Ele não veio completo ao evento, mas em sua utilização original reúne cerca de 380 componentes diferentes. Também é dotado de ferramentas de reconhecimento facial, que permitem a interação com os pacientes.

– Ele é capaz de identificar até 13 emoções, diferenças de sexo e idade aproximada. Também consegue medir os batimentos cardíacos respiratórios – lista Dianin.

Os observadores mais atentos percebem que R1T1 carrega uma bandeira do Brasil ao lado do monitor. Esse detalhe tem uma explicação:

– Os brasileiros não acreditam no próprio potencial. Sempre tenho que falar para as pessoas que somos do país, porque elas tendem a achar que funciona melhor o que vem de fora – comenta Dianin.

Além do robô, a empresa de Dianin também é pioneira no Brasil e na América Latina em implante de chips no corpo. Esta foi outra tecnologia mostrada no evento, junto com pulseiras e anéis com a mesma funcionalidade.

– Com cerca de R$ 600 você já consegue implantar um chip em uma das mãos – afirmou ele, que oferecia a aplicação durante a feira. – Com este dispositivo, que pode ficar por até 20 anos dentro do corpo, abro a porta do meu carro e da minha casa e posso até distribuir meus cartões de visita.

Dianin garante que aplicação é indolor e os benefícios, que já são muitos, tendem a aumentar em breve.

– Você já não precisa ficar carregando um monte de chaves, por exemplo, e a funcionalidade de pagamentos em substituição ao cartão de crédito já está prestes a virar realidade.

O Wired Festival Brasil é uma realização da Edições Globo Condé Nast e do jornal O GLOBO, apresentado pela Prefeitura do Rio e Rio Eventos, com patrocínio da Nextel e do Banco Original, apoio do Senai, C&A e Spotify, co curadoria da FLAGCX e produção da SRCOM. O evento acontece nesta sexta-feira e sábado no Armazém Utopia, na Zona Portuária do Rio.