Cotidiano

Robô da Nasa em Marte volta a funcionar após dias em ?modo de segurança?

RIO — Foram dois dias de apreensão, mas os cientistas da agência espacial americana conseguiram restaurar o sistema do robô Curiosity, que explora a superfície de Marte desde 2012. No último dia 2, o equipamento entrou em modo standby automaticamente, o que ligou o sinal de alerta para os engenheiros em terra. No dia 9, os pesquisadores conseguiram ativar o Curiosity em modo de segurança, e nesta segunda-feira o robô voltou a funcionar em plena capacidade.

Em comunicado, a Nasa informou que a causa mais provável para o Curiosity ter ativado o modo standby seria uma incompatibilidade de software em um dos modos de transferência dos dados de imagens para a placa. As atividades científicas planejadas para o robô estão evitando usar esse modo, que envolve a gravação das imagens da memórias de algumas câmeras no computador central.

“Métodos alternativos estão disponíveis para manipulação e transmissão de todos os dados de imagem”, informou a agência.

Agora, o Curiosity opera de maneira estável, com total comunicação com as equipes em terra. Ao se colocar de forma autônoma em standby, o equipamento cessou praticamente todas as atividades. Ele apenas executou tarefas de manutenção e seguiu sequência preestabelecida para retomar as comunicações.

O robô pousou na superfície de Marte em agosto de 2012. Durante o primeiro ano, a missão alcançou o objetivo de determinar que, há mais de 3 bilhões de anos, a cratera Gale possuía lagos e rios com água líquida, condições apropriadas para o desenvolvimento da vida. Na semana passada, a Nasa aprovou a extensão por mais dois anos, até outubro de 2018, do projeto Mars Science Laboratory, que opera o Curiosity.