Esportes

Robert Scheidt busca o bronze e o recorde de medalhas nesta segunda-feira

Robert Scheidt preferiu não usar a palavra “milagre” quando explicou o que precisa fazer nesta segunda-feira, mas apenas uma jogada de sorte pode levar o bicampeão olímpico a seu sexto pódio. Vencer não basta ? embora o primeiro lugar na regata da medalhas seja crucial na busca pelo bronze, sua última esperança de se tornar o brasileiro mais vitorioso na história dos Jogos Olímpicos. Scheidt tem cinco medalhas, o mesmo número que Torben Grael. remo EM 14 DE AGOSTO

O velejador chega à última prova da Olimpíada do Rio em quinto lugar, com uma diferença de dez pontos para o terceiro colocado. O ouro e a prata serão disputados pelo croata Tonci Stipanovic e o australiano Tom Burton.

A briga pelo bronze é acirrada. O neozelandês Sam Meech tem mais chances, porque acumula 77 pontos perdidos e está na terceira colocação geral. Na sequência, em quarto lugar, está o francês Jean Baptiste Bernaz, com 86 pontos. Scheidt é o quinto com 87.

Para garantir seu lugar no pódio, o brasileiro precisa terminar a prova cinco posições à frente de Meech e uma de Bernaz. Também não pode ficar atrás do britânico Nick Thompson, que apesar de ser o sexto na classificação geral, tem a mesma pontuação de Scheidt.

A regata das medalhas vale o dobro da pontuação normal. Assim, o vencedor da prova soma dois pontos, o segundo lugar soma quatro, e assim por diante. Apenas os dez melhores velejadores da fase classificatória participam da regata. Na vela, o campeão é aquele que tem menos pontos acumulados ao longo de toda a disputa. A previsão de início é 13h.

BRASILEIRO AINDA ACREDITA

As chances do brasileiro diminuíram muito no último dia de regatas de sua classe, no sábado. Scheidt havia terminado a sexta-feira em segundo lugar geral, apenas três pontos atrás do líder da flotilha. Mas, o 26º lugar na nona regata da Olimpíada fez o atleta se distanciar dos primeiro colocado. Para piorar, na última prova ele terminou em 11º, mas viu todos os seus adversários diretos na briga pelo ouro ocuparem as primeiras colocações.

? Não é impossível, mas é uma situação muito mais difícil da que eu estava ontem. Vamos lutar. É uma regata em que tenho que ser mais agressivo, entrar para ganhar. É a única chance, então vamos trabalhar com ela ? disse Scheidt no sábado. Conheça todos os esportes olímpicos da Rio-2016