Cotidiano

Robert Plant culpa acidente por não lembrar de música supostamente plagiada

RIO — Robert Plant, vocalista do Led Zeppelin, deu seu depoimento no julgamento sobre violação de direitos autorais no hit “Stairway to heaven” nesta terça-feira. No tribunal, o cantor seguiu o discurso de Jimmy Page ao dizer que não lembra da música “Taurus”, da banda Spirit, supostamente plagiada por sua banda.

No tribunal Edward R. Roybal, em Los Angeles, Plant admitiu que assistiu a um show da Spirit em Birmingham, em 1969, e que “Fresh garbage” é a única canção da banda americana que o Led Zeppelin tocou (em shows da turnê de 1968).

O vocalista se envolveu em um acidente de carro quando saía da apresentação da Spirit no Mother's, casa de shows de Birmingham, e alegou que sua falta de memória pode ser parcialmente atribuída à batida.

Plant foi o último integrante da banda a sentar no banco de testemunhas do julgamento para falar sobre a criação de “Stairway to heaven”, lançada em 1971 — três anos depois de “Taurus”. Antes, Page e John Paul Jones já tinham dado depoimento.

O músico lembrou como a música foi escrita na mansão Headley Grange, em Hampshire. “Numa noite, eu e Jimmy Page sentamos perto da lareira, passando por trechos e anotações”, disse. Plant afirmou ainda que deixou o resto da banda trabalhando na canção enquanto ele foi para seu quarto escrever a letra — que, segundo ele, foi inspirada na mitologia celta e “nas áreas pastorais da Inglaterra que eu amo”.

Depois de ouvir todos os depoimentos, o juiz Gary Klausner disse que o caso deve ir a júri nesta quarta-feira.