Cotidiano

Ritmo atual de cadastro atingirá apenas 57% dos eleitores em Cascavel

Risco de perder o status do segundo turno em 2016 cresce a cada dia

Cascavel – O alerta inicial sobre a possibilidade de Cascavel perder o status do segundo turno na eleição municipal de 2016 por conta do cadastro biométrico em andamento é cada vez mais real. Faltando 43 dias úteis para o fim dos trabalhos, a Justiça Eleitoral efetivou, até ontem, 43.800 biometrias.

Caso a média de atendimento diário permanecer em 1,8 mil, o processo atingirá, no máximo, 121.200 eleitores, o que representa 57% dos 210.335 cadastros registrados pela Justiça Eleitoral. Desde o início do trabalho em 26 de maio, a biometria em Cascavel expõe muitas deficiências, entre elas número insuficientes de guichês, filas no atendimento e mau funcionamento de equipamentos.

De acordo com o chefe de atendimento da Biometria e do 185º Cartório Eleitoral, José Maria dos Santos Garcia, o Zeca, 50 dos 60 guichês previsto pelo TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) estão operando.

“Chegaram mais quatro kits e esperamos colocá-los em funcionamento o mais rápido possível”, afirmou Zeca.

Apesar de as deficiências, a Justiça Eleitoral faz um apelo às pessoas procurarem o atendimento e não deixarem para “ultima hora”.

“Quem deixar para última hora vai enfrentar longas filas”, alertou o chefe de atendimento da Biometria.

Ele adverte que a presidência do Tribunal não está cogitando nenhuma prorrogação no prazo e avisa que os eleitores que não comparecerem ao Fórum terão o título cancelado. Os eleitores que querem garantir lugar para o processo de recadastramento precisam chegar ao local, às 10hs.

A alternativa para quem não quer perder muito tempo nas filas é o agendamento online no site do TRE-PR. Porém, o serviço virou uma dor de cabeça para as pessoas que encontram dificuldades para agendar por conta da grande procura. Atualmente, são disponibilizados cerca de mil agendamentos/dia. Importante ressaltar que o cadastro se encerra em 30 de setembro.

Cadastro é obrigatório

O cadastro biométrico é obrigatório a todos os eleitores de Cascavel, Santa Tereza do Oeste e Lindoeste. As pessoas que não são obrigadas a votar, como os jovens da faixa etária de 16 a 18 anos e os idosos a partir dos 70 anos, mas desejam participar das próximas eleições, devem fazer o cadastro biométrico.

Para realizar o registro é necessária a apresentação de um documento com foto, comprovante de residência e, para os homens, o seu comprovante de regularidade com o exército militar brasileiro.