Cotidiano

Risco nos parquinhos

Os parquinhos infantis públicos são sinônimos de diversão para a criançada, mas também podem representar riscos. Em uma rápida passagem por alguns espaços públicos, o Hoje News constatou problemas que podem parecer pequenos, mas que representam riscos às crianças. Parafusos soltos em balanços, areia suja, estruturas sem pinturas, são alguns dos problemas encontrados.

Maira Betinelli, mãe de um menino de um ano e oito meses, sempre leva o filho à Praça Getúlio Vargas, no centro de Cascavel, porém não está nada contente com o que encontra no parque local. “A areia é toda suja, faz um bom tempo que a prefeitura não vem aqui cuidar do parquinho, falta manutenção” diz a mãe.

Com a chegada do horário de verão, a tendência é o fluxo nesses espaços onde as crianças gostam de brincar ao ar livre. A população que costuma frequentar os locais espera que os cuidados com os parquinhos sejam frequentes. Pequenas falhas podem causar graves acidentes. Na Praça Wilson Joffre, também no centro, um parafuso solto no balanço pode causar uma grave queda.

Levantamento

Quanto aos parquinhos, a Prefeitura de Cascavel não tem a relação exata de quantos existem na cidade, em razão de que a maioria foi instalada em parceria com outras entidades. “Agora o município fará um levantamento detalhado destes espaços para mapeá-los e trabalhar na conservação” informou a Prefeitura em nota.

Novas academias

A manutenção das Academias da Terceira Idade é feita pela Semel (Secretaria de Esporte e Lazer), dentro das possibilidades. Para o próximo ano a secretaria está buscando a viabilidade para licitar 20 novas academias e peças para os reparos das que já existem. Sobre as revitalizações das praças esportivas, a Semel tem um cronograma que é seguido e dez praças esportivas já foram revitalizadas de acordo com o orçamento previsto.