Saúde

Risco Muito Alto: Hospital de Campanha deve entrar em funcionamento

O novo nível levou a prefeitura a anunciar novas medidas para conter a covid-19, assim como ampliar o número de leitos para o tratamento dos pacientes

Risco Muito Alto: Hospital de Campanha deve entrar em funcionamento

Cascavel – Com o aumento de casos e a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) gerais no Município com percentuais altos, a matriz que calcula o risco à saúde que o cenário oferece mostra que Cascavel chegou ao risco “muito alto”. O novo nível levou a prefeitura a anunciar novas medidas para conter a doença, assim como ampliar o número de leitos para o tratamento dos pacientes. A exclusividade do Hospital de Retaguarda para pacientes covid-19 e o início do funcionamento do Hospital de Campanha, montado no Centro de Eventos, devem ocorrer já nesta semana.

Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais do Município neste domingo (14), o secretário municipal de Saúde, Thiago Stefanello, falou sobre a situação e as novas ações: “Chegamos ao risco muito alto no Município. Estamos com os leitos de todos os hospitais públicos e privados do Município, que não são exclusivos para o tratamento da covid-19, praticamente cheios e o número de resultados positivos para a doença é de 75,4% dos exames realizados. Com isso, chegamos ao risco muito alto, que é o nível quatro de cinco e, por isso novas medidas foram anunciadas, na tentativa de frear essa disseminação do vírus. No nível cinco deve ser determinado o lockdown, fechamento e bloqueio total por 14 dias”, afirmou Thiago Stefanello.

Leitos Covid

Ele reafirmou ainda o anúncio de que, nesta semana, o Hospital de Retaguarda deve ser um novo local de referência para atendimento de pacientes com a suspeita ou a confirmação da covid-19. A unidade, onde hoje funciona a UPA Brasília, conta com 10 leitos de UTI, além desses mais quatro devem entrar em funcionamento, totalizando 14 leitos de UTI e 28 de enfermaria.

O Hospital de Campanha também deve entrar em funcionamento ainda nesta semana. O local tem 59 leitos, 15 de UTI, além de três depósitos de medicamentos, dois almoxarifados, oito salas de apoio, três salas de espera e uma de triagem. “Vamos definir a data para o início de funcionamento dessa unidade, que é o último alento em termos de estrutura para atendimento que o Município consegue disponibilizar. Mas é de extrema importância que haja o respeito da população às novas regras, pois, se o número de casos continuar aumentando na velocidade que registramos essa semana, não haverá estrutura suficiente em nenhuma cidade do Estado para atender à população”, ressaltou o secretário.

Thiago também citou a possibilidade da abertura de novos leitos no HU (Hospital Universitário) de Cascavel, mas que, por falta de profissionais e insumos, não é possível no momento. O secretário afirmou que a contratação de leitos em hospitais privados também é uma possibilidade, porém, com algumas unidades lotadas e outras com poucas vagas, a medida não traria grande alívio ao sistema de saúde.

O secretário de Saúde finalizou a transmissão implorando a colaboração da população para o enfrentamento da pandemia e citando o alerta do Conselho Regional de Medicina do Paraná, que afirma que nos próximos dias enfrentaremos momentos críticos da pandemia no Estado e reforça a orientação de manter o distanciamento social, uso de máscaras e higienização das mãos.