Cotidiano

Risco de acidentes: Painéis de Centros de  Vivência são demolidos

O painel de concreto interditado no Centro de Vivência no Sanga Funda em Cascavel foi demolido na tarde de ontem e nesta quarta-feira isso também será feito em outras quatro estruturas similares na cidade.

Parte da parede no espaço público do Sanga Funda já havia sido destruída pela população e nem foi preciso o uso da retroescavadeira para finalizar o serviço.

O prefeito Leonaldo Paranhos acompanhado de secretários de Obras, Meio Ambiente e Ação comunitária empurrou o muro que em poucos minutos foi ao chão.

O ato comprovou o que eles suspeitavam a respeito da precariedade do serviço. “Não é possível que alguém queira ganhar algo a mais, manipulando licitação e fazendo um serviço de baixa qualidade. Se fosse o delegado da cidade mandaria prender pessoas que fizeram esse crime”, destaca o prefeito.

A Comissão Especial de Investigação formada após a morte do menino de nove anos por conta da queda de um painel do concreto no Floresta, verificou que materiais utilizados na obra do Sanga Funda, são diferentes dos previstos no projeto.

“Foram substituídos materiais previstos na planilha fornecida pela Unioeste, como vigas com ferro de dez milímetros, e esse ferro não tem mais do que 3,6 milímetros”, cita o secretário de Obras, Jorge Lange.

Uma sindicância instaurada na prefeitura será transformada em investigação administrativa e após as responsabilidades serem apuradas, encaminhada ao Ministério Público.

As próximas demolições ocorrerão nos seguintes espaços: Centro de Vivência do Brasília I (Rua Vinicius de Moraes com Teobaldo Bresolin), Periolo (Rua Europa – na baixada), Santa Cruz (Rua Tupinambás) e Loteamento Novo Milenium (na baixada da Rua Antonio Damian).

A prefeitura irá esperar por laudo de engenheiro para definir o que será feito com as demais estruturas interditadas. “Possivelmente diminuiremos a altura delas ou vamos retirá-las, pois além de não terem nenhuma serventia por ser um artefato de decoração, trazem perigo”, explica o secretário de Obras.

Fonte

Outro impasse no Sanga Funda diz respeito à fonte de água. A comissão formada pelo prefeito e secretários destampou a caixa de concreto atrás da estrutura e verificou canos. A suspeita é de que não haja nascente no local e água seja de uma fonte trazida ali pelos canos.

 

Prefeito acompanhou ontem a demolição da estrutura no Sanga Funda