Cotidiano

Rio de Paz faz protesto após morte de adolescentes em Niterói

IMG-20160531-WA0005.jpgRIO – O Rio de Paz fez uma manifestação na tarde desta terça-feira, na Praia de Icaraí, em Niterói, na Região Metropolitana. O ato foi em memória de dois adolescentes, de 14 e de 16 anos, que foram torturados e mortos por traficantes, na semana passada. Os jovens foram comprar cavalo e foram apreendidos pelos bandidos, que divulgaram na internet as imagens da violência. Cerca de 200 moradores do Morro do Estado estiveram presentes no protesto, de acordo com a instituição. Não houve registro de confusão. Os manifestantes levaram cruzes, cartazes com os nomes das vítimas e velas acesas em uma marcha até o monumento da juíza Patrícia Acioli. links segurança

Além dos manifestantes, as mães e amigos dos adolescentes estiveram presentes no ato.

– Chegamos a um ponto de inflexão gravíssimo na segurança pública do Rio de Janeiro. As estatísticas de mortes violentas crescem em um cenário de desesperança. O poder público e a sociedade precisam se reunir para buscar uma solução para este dramático problema social – ressaltou Antônio Carlos Costa, Fundador do Rio de Paz.

A Delegacia de Homicídios (DH) de Niterói está investigando o caso. Os adolescentes foram mortos a tiros na semana passada por traficantes da Favela Vila Ipiranga, no bairro do Fonseca. Antes de serem executados, os meninos foram torturados e obrigados a gravar um vídeo enaltecendo os próprios algozes. As imagens foram publicadas pelos bandidos numa rede social.

No velório, parentes contaram que eles eram moradores do Morro do Estado, que fica no Centro de Niterói e é controlado por traficantes de uma quadrilha rival à da Favela Vila Ipiranga. Segundo um tio de uma das vítimas, os dois saíram do morro para comprar um cavalo por R$ 100 numa comunidade do Fonseca.

Vídeo mostra adolescentes torturados por traficantes em Niterói ? Eles estavam na comunidade, que fica próxima à Vila Ipiranga, quando aconteceu uma operação da Polícia Militar. Como houve troca de tiros, os dois meninos correram para fugir e acabaram entrando na Vila Ipiranga. Foram capturados pelos traficantes do local e acabaram executados com vários tiros ? afirmou o tio, pedindo para não ser identificado.

Segundo a mãe de um deles, os meninos não tinham envolvimento com o tráfico e nem passagem pela polícia.

? Eram estudantes. Meu filho não tinha nenhum envolvimento com o crime, com o tráfico e nem passagem pela polícia ? afirmou a mulher, no enterro.