Cotidiano

Rio de Janeiro continua a atrair marcas internacionais

2016 911919237-201605251749583583.jpg_20160525.jpgDiversas marcas internacionais estão desembarcando no Rio de Janeiro. Da rede de hambúrgueres Burger Joint aos hotéis Best Western e Yoo, as companhias preparam investimentos que, somados, superam R$ 650 milhões. Marcas que vão se juntar a outras recém-chegadas no cenário carioca, como a americana Bagatelle, restaurante famoso de Nova York que abriu as portas recentemente no Jardim Botânico.

Especialistas ressaltam que os investimentos estão vindo com força, apesar da crise econômica que assola o país. Segundo eles, a desvalorização cambial, que deixa o real mais em conta frente ao dólar, e o fato de o Rio sediar as Olimpíadas, que ocorrem em agosto, ajudam na atração de marcas de renome internacional.

Olimpíada atrai investimento

Só a rede Best Western vai abrir quatro hotéis no Rio, com investimento estimado em cerca de R$ 500 milhões. Serão duas unidades da bandeira Plus, equivalente a quatro estrelas, em Copacabana e Icaraí (Niterói), e duas da Premier, de cinco estrelas, no Arpoador e na Barra da Tijuca. Ao todo, serão 507 novos quartos, que inauguram no início de agosto.

? Abrir quatro hotéis ao mesmo tempo é um desafio. Mas queremos inaugurá-los antes dos Jogos. Além disso, o Rio é a cidade que mais recebe turistas do país ? explica Juan Sander, diretor da companhia.

A holding +55 Group, que já trouxe as marcas americanas Bagatelle e Burger Joint para São Paulo, investe agora no Rio. Após inaugurar o restaurante Bagatelle no Rio, com investimento de R$ 4 milhões, o grupo faz planos para abrir na Zona Sul carioca a hamburgueria, que já está presente nos Estados Unidos, na Coreia do Sul e nos Emirados Árabes Unidos. Guilherme Chueire, sócio da holding, conta que a abertura está prevista para o início do ano que vem.

? Vamos abrir a Burger Joint no Rio, um mercado que tem uma carência na área de gastronomia. Em São Paulo, está indo superbem. Já temos dois espaços, e vamos abrir mais dois na capital paulista. Para abrir no Rio, é preciso muito estudo, com a escolha do local certo ? diz Chueire, destacando que a filial de São Paulo chega a vender cerca de 1.200 hambúrgueres por noite.

Para Roberto Kanter, professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), a Olimpíada do Rio funciona como um catalisador de novos investimentos. Ele cita nomes como o Yoo Hotel, criado pelo designer Philippe Starck, que está investindo R$ 130 milhões para construir 143 apartamentos em Botafogo.

? A chegada desses novos grupos, com novos modelos de gestão, ao Rio ajudam a melhorar a qualidade dos serviços em geral ? diz Kanter.