Cotidiano

Rio de Janeiro concede licença de operação à siderúrgica CSA

2016_900815359-201604052055144119.jpg_20160405.jpg

RIO – A usina siderúrgica CSA recebeu licença de operação de órgãos ambientais do Rio de Janeiro, seis anos depois dr a empresa ter iniciado atividade na capital fluminense e após inúmeras disputas judiciais.

A concessão da licença foi publicada no Diário Oficial do Estado, liberando a usina com capacidade para 5 milhões de toneladas de placas de aço por ano funcionar em conjunto com uma termelétrica.

A usina, controlada pelo conglomerado alemão ThyssenKrupp, começou a operar em 2010 e desde então estava funcionando apenas com licença de instalação (LI) e autorização para pré-operação.

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro chegou abrir uma ação no final de julho deste ano para tentar impedir a concessão da licença de operação sem que novas análises de impacto ambiental fossem feitas.

Em nota, a ThyssenKrupp CSA informa que o complexo siderúrgico “é um dos mais modernos do mundo e emprega mais de 6 mil pessoas ? cerca de 4 mil empregos diretos ? a maioria mora na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A empresa também gera mais de 10 mil empregos indiretos na região”.