Esportes

Rio Branco tem um jogo para ir do céu ao inferno

Curitiba – Finalista da 1ª Taça do Paranaense de Futebol, o Rio Branco é a grande surpresa do campeonato. O time de Paranaguá se classificou à semifinal com a pior campanha do top 4, inferior, inclusive, a de equipes que ficaram de fora da eliminatória, e despachou o time de melhor campanha em plena Arena da Baixada. Agora, desafiará o Coritiba na decisão, às 16h deste domingo, no Couto Pereira.

Pelo regulamento do Estadual 2018, os pontos conquistados nas semifinais e finais das duas Taças não somam para a classificação geral, que definirá as vagas na Série D do Brasileiro e na Copa do Brasil do próximo ano.

Com 7 pontos, o Rio Branco é o sétimo colocado dentre as 12 equipes, à frente de Londrina (6 pontos), Paraná Clube (6), Toledo (5), União (3) e Prudentópolis (3). Caso conquiste o título da 1ª Taça, o Leão da Estradinha garantirá vaga na decisão do campeonato com o vencedor da 2ª Taça e ficará ao menos com título de vice-campeão paranaense de 2018.

Ou seja, se passar pelo Coxa garantirá uma das duas vagas do Estadual para a Série D 2019 e uma das três vagas para a Copa do Brasil 2019, o que provaria o sucesso da nova fórmula do Estadual, que permite que um time alcance tal façanha tendo vencido apenas um jogo. Na 1ª Taça, o Rio Branco venceu o Paraná Clube e empatou com Cianorte, Coritiba, FC Cascavel e Maringá. Depois, empatou com o Atlético na semi (avançou nos pênaltis) e poderá até tentar a sorte novamente nas disputas alternadas na decisão no Couto Pereira. Entretanto, caso seja derrotado, o Leão da Estradinha passará boa parte da 2ª Taça lutando contra o rebaixamento.