Cotidiano

Rio amplia cinturão de bloqueio contra febre amarela

RIO- A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro ampliou a área de vacinação de prevenção contra a febre amarela no estado. A partir de agora, os municípios de Valença, Rio das Flores, Quatis, Itatiaia e Resende também passam a integrar o chamado ” cinturão de bloqueio”, composto por cidades que ficam na divisa com Minas Gerais e Espírito Santo. A informação foi revelada em primeira mão pela Coluna de Ancelmo Gois. febre amarela

As cidades que compõem essa zona de imunização passam a ter a vacina indicada para toda população. A medida é uma tentativa de impedir a entrada do vírus da febre amarela no estado. No total, 21 cidades integram a área de bloqueio.

TIRE DÚVIDAS SOBRE A DOENÇA

– Em parceria com os municípios, estamos criando uma região de bloqueio, imunizando a população de todas as cidades que fazem divisa com Minas Gerais, além de parte dos municípios próximos ao Espírito Santo. Apesar de a entrada do vírus no Rio de Janeiro ser pouco provável, nosso papel, neste momento, é fazer o que podemos para proteger nossa população, de forma segura e responsável, fazendo o uso racional da vacina- afirmou o secretário estadual de saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.

Para imunização no cinturão de bloqueio, o Ministério da Saúde enviou ao Rio 350 mil doses da vacina. O estoque total do estado tem, atualmente, 700 mil doses da vacina, segundo a Secretaria de Estado da Saúde.

FALTA DE VACINA NA CAPITAL

No município do Rio, cariocas que tentam tomar a vacina dificilmente conseguem. O GLOBO entrou em contato com 32 postos de saúde do município, e, entre os cinco que atenderam a ligação, apenas um disponibilizava a vacina contra febre amarela. Ainda assim, a imunização é concedida de maneira limitada, com apenas 20 doses diárias, ministradas de acordo com a ordem de chegada do paciente no posto. Nas outras unidades, a informação é de que não há vacina disponível e ainda não há previsão para o reabastecimento do estoque.