Esportes

Rio-2016 garante mais cinco prédios prontos na terça-feira

201607251111491683.jpg-GN42QUDCJ.1.jpg

O diretor executivo de operações da Rio-2016, Rodrigo Tostes, que assumiu a força-tarefa da Vila Olímpica, garantiu que até a manhã de terça-feira, 21 dos 31 prédios estarão 100% prontos. Os mais de 600 operários que trabalham nos reparos nos apartamentos têm a missão de deixar cinco totalmente habitáveis em um dia.

– De sexta até hoje (segunda-feira) fizemos a preparação final de 16 prédios. A meta é preparar cinco por dia, até quinta-feira, quando vamos entregar a Vila mais bonita de todas, segundo todos os atletas com quem falei – disse Tostes.

Tostes tentou minimizar os problemas encontrados por integrantes de diversos países, principalmente os australianos, como vazamentos, sanitários entupidos e falta de água quente. Segundo ele, são problemas comuns em um prédio novo. Apesar da previsão da chegada de delegações desde a abertura da Vila, na segunda-feira, ele disse que alguns países menores não eram esperados.

– Priorizamos os prédios onde iam chegar as primeiras delegações de grande porte, mas acabaram chegando delegações menores e eles viram que precisavam de ajustes. São muitas pessoas chegando ao mesmo tempo. Sem querer minimizar os problemas, mas eles acontecem – disse o diretor, garantindo que durante toda a competição uma equipe de até 300 funcionários ficará à disposição dos prédios para pequenos consertos.

Sem entrar em detalhes, ele admitiu que alguns problemas relatados pegaram o comitê de surpresa. Mas, como sempre, disse que tudo for prontamente resolvido.

– Quando os chefes de delegação chegam, você dá as chaves, mas não sabe exatamente quais foram limpos ou não. Estávamos num momento de comissionamento de prédios para fazer a preparação final, de acordo com a chegada dos atletas. Sabíamos que com a entrada de tantos atletas, haveria problemas. Porém, outros não, pois não estávamos alertas – explicou.