Cotidiano

Rio 2016 afirma que calamidade tem 'impacto zero' sobre os Jogos

RIO ? O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos do Rio informou, no início da noite desta sexta-feira, que a decretação do estado de calamidade pelo governador Francisco Dornelles tem “impacto zero” sobre o evento que começa no dia 5 de agosto. Crise do governo

De acordo com o diretor executivo de Comunicação da Rio 2016, Mario Andrada, a situação do financeira do estado já é conhecida há bastante tempo e vem sendo relatada oficialmente ao Comitê Organizador pelo próprio governo estadual. Segundo Andrada, todos os compromisso que o estado tinha com o Comitê Organizador foram cumpridos.

Ainda de acordo com ele, até mesmo a manutenção dos ecobarcos, que não estão sendo usados conforme o número planejado, foi remediada em um acordo com a Cedae. O diretor apontou ainda que os mecanismos criados para obtenção de recursos por meio de incentivo fiscal prova que houve transparência do estado em relação a suas finanças.

? É zero a chance desta decisão impactar os Jogos Olímpicos. O próprio estado foi transparente em fornecer as informações relacionadas às finanças. Reconhecemos o impacto que a perda de receitas com a queda do preço do barril de petróleo teve sobre o tesouro estadual – disse.

O diretor da Rio 2016 ainda negou que a crise possa ter impacto negativo sobre os serviços que não dizem respeito diretamente aos Jogos, mas que afetam a toda sociedade, inclusive a Família Olímpica, durante a realização do evento, como saúde e segurança. Ele ponderou que a segurança, por exemplo, terá o suporte das Forças Armadas e da Secretaria de Grandes Eventos, do Ministério da Justiça, o que, na opinião do executivo, é suficiente para atender às demandas criadas pela Olimpíada.