Cotidiano

Richa autoriza compra de ambulâncias para o Siate e equipamentos para UTIs

Serão 20 ambulâncias e quatro caminhonetes para ampliar a frota

Curitiba – O governador Beto Richa autorizou a compra de 20 ambulâncias e quatro caminhonetes para ampliar a frota do Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência), além da aquisição de equipamentos para UTIs (Unidades de Terapia Intensiva).

Apenas na compra de 51 ventiladores pulmonares – essenciais para o funcionamento de leitos de UTI – serão investidos R$ 3,2 milhões. Os equipamentos para UTIs vão fortalecer a estrutura de alta complexidade em hospitais públicos e filantrópicos de diversas regiões do Estado.

“São investimentos que darão mais qualidade ao atendimento dos casos de urgência, melhorando as condições de resgate, além de modernizar a estrutura dos hospitais”, destacou Richa. 

Os aparelhos de UTI que serão adquiridos servem para o atendimento adulto, neonatal e pediátrico. Eles são utilizados para garantir a sobrevivência de pacientes em estado grave e que necessitam de respiração artificial.

Prioritariamente, os equipamentos serão direcionados aos hospitais da rede própria do Estado, mas também poderão atender a demanda dos hospitais filantrópicos vinculados ao programa HospSUS.

“É dessa forma, com recursos para obras, equipamentos e custeio, que estamos transformando os serviços da rede pública de saúde no Paraná”, disse o superintendente de Unidades Hospitalares Próprias da Secretaria Estadual da Saúde, Charles London. 

Ambulâncias

Já a ampliação da frota de atendimento do Siate faz parte da estratégia do governo estadual para reforçar o serviço, que está presente em 52 municípios paranaenses. Com 25 anos de história, o Siate se consolidou como referência no resgate e atendimento pré-hospitalar de vítimas de trauma, como acidentes de trânsito, lesões esportivas, quedas, agressões e até ferimentos por arma de fogo. 

De acordo com o coordenador da Rede Paraná Urgência, Vinícius Filipak, com a aquisição das 20 ambulâncias o Estado atingirá a meta de incorporar 80 novas viaturas ao Siate desde 2013.

“Foi um compromisso assumido com este serviço que já salvou milhares de vidas em seus 25 anos de história”, afirmou London.

A compra das quatro caminhonetes também era uma reivindicação antiga da equipe do Siate. Para o coordenador do serviço, Edison Teixeira, os novos veículos darão mais agilidade ao deslocamento dos médicos responsáveis pelo atendimento aos casos mais graves.

“Será possível reduzir o tempo de resposta às ocorrências que precisam de uma assistência mais qualificada, com um médico e um enfermeiro no local”, afirma.

Ele ressalta que a maioria dos atendimentos realizados diariamente pelo Siate é feita por socorristas do Corpo de Bombeiros.

“Entretanto, em pelo menos 20% dos casos é preciso que o médico de plantão se desloque ao local para prestar atendimento mais especializado”, concluiu