Esportes

Ricardo Costa ganha primeiro ouro do Brasil na Paralimpíada

O Brasil conquistou sua primeira medalha de ouro na Paralimpíada do Rio. No salto em distância T11 (para atletas com cegueira total), Ricardo Costa alcançou a marca de 6m52 para cravar seu nome na História dos Jogos Paralímpicos.

Ricardo liderou a prova a maior parte do tempo, mas foi ultrpassado no penúltimo salto pelo americano Lex Gillette, que fez a marca de 6,44m. No penúltimo salto, Ricardo cravou a marca para 6,43m, mas não sentiu a pressão de ter apenas mais uma chance de saltar para o ouro.

Na derradeira tentativa, Ricardo fez bom uso da tábua de impulsão, esticou as pernas o máximo que pode e cravou o salto que o levou ao posto mais alto do pódio. O ucraniano Ruslan Katyshev, campeão olímpico em 2012, ficou com a medalha de bronze e completou o pódio, com a marca de 6,20m.

Ricardo confirma a tradição da família no salto em distância T11. Sua irmã, Silvânia Costa, foi medalhista de ouro no salto em distância, também na categoria T11, no Campeonato Mundial de Doha, em 2015. Ela compete nesta sexta-feira. Os irmãos perderam a visão Doença de Stargadt, que afeta a visão de forma degenerativa.