Cotidiano

Revitalização de novo trecho na Avenida Brasil

Mais um trecho da Avenida Brasil, na região do Bairro São Cristóvão em Cascavel, passará por revitalização. As mudanças correspondem a remanescente de obras por meio do PDI (Programa de Desenvolvimento Integrado). O trecho onde os próximos serviços serão realizados é entre as ruas Lins e Capanema, incluindo o Terminal Leste.

A atual estrutura para o transbordo de passageiros será modificada, assim que o novo terminal entre em funcionamento. “A revitalização consiste na demolição parcial do Terminal Leste existente, abertura e pavimentação da Rua Jacarezinho no canteiro central”, explica o Instituto de Planejamento de Cascavel.

Ainda segundo o Instituto, outras obras estão previstas na área da revitalização. “Haverá fechamento de retornos, implantação de estações de ônibus, urbanização do canteiro central e implantação de quadra sintética”.

O valor previsto para o investimento é de R$ 1,7 minhão e para que as obras sejam executadas, o poder público já solicitou licença ambiental simplificada ao departamento competente. “A preparação da documentação pertinente está em tramitação no município e a documentação deve estar apta para publicação oficial até o final do mês de julho”, afirma o Instituto de Planejamento.

Panorama do PDI

Iniciado em abril de 2015 e alvo de muitas polêmicas, o PDI garantiu por meio de financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e contrapartida do poder público a revitalização das avenidas Brasil, Barão do Rio Branco e Tancredo Neves, que segue em construção, além de viaduto de acesso ao Bairro Presidente, na BR 277.

O programa também inclui a construção de quatro novos terminais na cidade, dois deles já concluídos (leste e nordeste). Os outros dois (oeste e sudoeste) estão na fase final. Além disso, seguem em execução a segunda fase do CCI (Centro de Convivência Intergeracional) no Bairro Cascavel Velho e o Ecopark no Morumbi. O cronograma do PDI prevê obras até dezembro deste ano.