Policial

Revitalização da PEC deve ficar até 40% mais cara

Um aditamento financeiro e de prazo deve ser assinado até a próxima semana, contemplando a reforma da indústria da unidade

Cascavel – Orçada inicialmente em R$ 1,3 milhão, a revitalização da PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel) poderá ficar até 40% mais cara. Além disso, a conclusão das obras deve ficar apenas para novembro. Um aditamento financeiro e de prazo deve ser assinado até a próxima semana, contemplando a reforma da indústria da unidade.

Segundo o coordenador regional do Governo do Estado, Severino Folador, o setor, destruído por um incêndio na rebelião de 2014, não seria reformado inicialmente. No entanto, o diretor do Depen (Departamento de Execução Penal), Luiz Alberto Cartaxo, em vistoria às obras, determinou que a indústria também fosse revitalizada.

Folador salienta que a inclusão da indústria no plano de reforma irá exigir uma demanda maior de trabalho, gerando um custo adicional. “Não é possível precisar esse valor, pois o aditivo ainda está sendo preparado. Mas a expectativa é que a obra fique 40% mais cara em relação ao contrato inicial”, disse Folador.

Após a publicação do novo aditamento, a empresa responsável pela obra terá mais 90 dias para concluir a revitalização. O governo negocia para que o prazo seja reduzido para 60 dias, para que a reforma seja concluída o quanto antes. A assinatura do aditivo é esperada para a próxima semana.

Após a conclusão da revitalização, os presos atualmente abrigados no cadeião da 15ª SDP (Subdivisão Policial) devem ser transferidos para a PEC. Folador afirmou ainda que o Estado trabalha para que o reforço no efetivo da unidade, por meio de contratação de agentes temporários, ocorra de forma concomitante à conclusão das obras e a transferência seja realizada tão logo seja possível.