Esportes

Revista americana elege Phelps o maior atleta olímpico da história

phelps.jpgDono de seis medalhas na Rio-2016, cinco delas de ouro, quando se despediu das piscinas, o nadador Michael Phelps foi escolhido, pela revista americana Sports Illlustrated, o maior atleta olímpico da história. Aos 31 anos, o americano, recordista de medalhas nos Jogos, com 28, se disse surpreso com o que fez ao longo da carreira.

– Ao olhar para minha carreira lá atrás, eu quase não acredito. Como dizem, tudo foi alcançado com trabalho duro e dedicação. Eu me lembro quando eu era criança e queria ganhar uma medalha de ouro – disse Phelps, que recebeu o prêmio das mãos do nadador Tom Dolan, da ginasta Aly Raisman e da ex-corredora Jackie Joyner-Kersee.

Phelps anunciara a aposentadoria após os Jogos de Londres, em 2012. Mas voltou atrás e, dois anos depois, estava novamente em ação nas piscinas ao redor do mundo. Na Rio-2016, ao vencer o revezamento 4x200m livre, ele se tornou o maior medalhista olímpico por equipes, deixando para trás a também nadadora norte-americana Jenny Thompson, que faturou oito ouros.

Também nos Jogos deste anos, ao vencer os 200m borboleta, o americano se torneou o nadador mais velho (31 anos e 40 dias) a ganhar uma medalha de ouro olímpica em provas individuais da natação, quebrando uma marca que existia desde os Jogos de 1920. Com isto, Michael Phelps bateu todos os recordes que tinha a bater.

No dia 5, Phelps também foi eleito o melhor nadador do ano pela Federação Internacional de Natação (Fina) em cerimônia realizada em Windsor, no Canadá.