Cotidiano

Revista alemã publica desenho de Trump decapitando Estátua da Liberdade

USA-TRUMP_GERMANY-SPIEGEL

BERLIM ? A revista alemã ?Der Spiegel?, uma das mais populares do país, provocou controvérsia no país e no exterior neste sábado, com uma ilustração da capa do presidente dos EUA, Donald Trump, decapitando a Estátua da Liberdade.

No desenho, um cartoon representando Trump segura uma faca ensanguentada com uma mão e, na outra, ergue a cabeça da estátua, pingando de sangue. A legenda é: ?America First? (América em primeiro), um dos slogans mais conhecidos do presidente.

O artista que desenhou a capa, Edel Rodriguez, um cubano que viajou para os EUA em 1980 como refugiado político, explicou a ilustração em entrevista ao jornal ?Washington Post?:

Merkel e Trump

? É uma decapitação da democracia, uma decapitação de um símbolo sagrado.

A capa desencadeou um debate no Twitter e na mídia alemã e internacional, com Alexander Graf Lambsdorff, membro do Partido Democrata Livre da Alemanha (FDP) e vice-presidente do Parlamento Europeu, descrevendo-o como ?insípido?.

O desenho foi publicado após Trump realizar uma série de ataques contra Berlim, marcando uma rápida deterioração nas relações alemãs com os EUA. A chanceler federal Angela Merkel fora uma das mais fiéis aliadas do ex-presidente Barack Obama, a quem chamou de ?um excelente parceiro?.

No mês passado, Trump disse que Merkel cometeu um ?erro catastrófico? com sua política de migração de portas abertas, e esta semana o principal consultor comercial do republicano disse que Berlim estava usando um euro ?grosseiramente subvalorizado? para obter vantagem sobre Washington e seus parceiros europeus.