Cotidiano

Revisão de crescimento do PIB brasileiro vai levar Trump em conta

INFOCHPDPICT000062602499NOVA YORK – A eleição de Donald Trump vai ter impacto no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2017. A previsão de crescimento para o ano que vem será revisada abaixo de 1,6% levando em consideração as mudanças na política americana, entre outros aspectos, disse o ministro da Fazenda Henrique Meirelles nesta quinta-feira em Nova York. O novo número será divulgado na próxima semana.

Segundo Meirelles, a eleição americana afeta o Brasil, e o país precisa estar preparado para eventuais turbulências.

? A economia brasileira tem que estar armada e não ficar dependente desse tipo de ambiente externo. O que o presidente Trump vai fazer influencia sim, de uma forma ou outra, o resto do mundo. Os Estados Unidos ainda são a maior economia do mundo. O fato concreto é que devemos estar preparados ? disse.

Além desse fator externo, Meirelles disse que a revisão também leva em consideração o prolongamento da crise brasileira. Segundo o ministro, o novo governo só começou a enfrentá-la a partir de maio, depois de quase dois anos com a economia em declínio.

? Isso fez com que a saúde geral da economia estivesse mais afetada. Tudo isso demora um pouco mais de tempo para retomar ? disse.

O ministro garantiu que, apesar de mais baixa, ainda há perspectiva de crescimento em 2017, e citou os investimentos em infraestrutura como uma das medidas que ajudarão a alavancar a atividade econômica. Meirelles disse que o foco do governo agora é aprovar a PEC do teto de gastos, que será votada em primeiro turno no Senado na semana que vem, para então prosseguir com as medidas previstas.

? É importante que seja um passo depois do outro. Napoleão resolveu lutar em todas as frentes e perdeu a guerra. É necessário ganhar a guerra ? comparou.

Meirelles disse que, em suas conversas em Nova York, investidores têm lhe perguntado sobre o desenrolar da operação Lava-Jato, e sua mensagem é de que o país tem poderes independentes. O ministro voltou a afirmar que o importante, agora, é estabilizar a economia para atrair investimentos.

? Independente da situação dos Estados Unidos, o que é importante para o Brasil é que estamos fazendo o dever de casa e a economia brasileira vai estar menos dependente ? disse o ministro.

Meirelles continua em Nova York até esta sexta-feira, quando tem uma reunião com o presidente do Bank of America para a América Latina, Alexandre Bettamio.