Cotidiano

Revisão de contrato da Light pode elevar conta em 8,55% em março

BRASÍLIA – A conta de luz da Light poderá subir 8,55% a partir de março de acordo com proposta que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) colocou em consulta pública nesta sexta-feira. O aumento é consequência de um termo aditivo negociado entre distribuidora e agência para incluir investimentos feitos pela empresa no seu contrato e para adequá-lo a conceitos mais modernos de controle de qualidade.

Entre os motivos de alta para a conta da Light estão obras feitas para a Olimpíada deste ano, conforme revelado pelo GLOBO em agosto. Também a indenização a ser paga para empresas transmissoras de energia também pressionaram em cerca de um quarto o aumento médio proposto de 12,36% para todos os consumidores da Light ? aqueles de alta tensão teriam aumento de 20,56%.

A antecipação da revisão das tarifas foi uma brecha permitida pela Aneel para que as distribuidoras que não renovaram seus contratos de concessão aderissem, de maneira voluntária, às propostas apresentadas pelo governo em 2013 , que incluem melhora na qualidade da oferta de serviços.

No dia 19 de janeiro poderá haver sessão presencial da audiência sobre a revisão tarifária da concessionária na cidade do Rio de Janeiro, segundo a Aneel A concessionária atende 3,8 milhões de unidades consumidoras localizadas em 31 municípios do Rio.