Cotidiano

Revisão antes das férias

Dezembro é o período de pegar a estrada e sair de férias. Com as malas prontas, é só embarcar no carro e aproveitar. Mas será que é só isso mesmo? É claro que não. Quem decidiu viajar precisa estar atento a um detalhe: a segurança do veículo.

Antes de curtir a viagem, o mecânico Luiz Dutra, lembra que é necessário fazer a revisão. “Tem que ver como estão os freios, a injeção eletrônica, os pneus, o motor, os filtros, a correia”, relata. Geralmente, leva um dia inteiro para que todos esses itens sejam inspecionados pelo profissional. “O básico vai um dia para mexer, mas quando tem que ver a embreagem, por exemplo, leva até dois [dias]”, explica.

Conforme Dutra, alguns motoristas já se adiantaram e estão com a revisão em dia. Porém, a maioria deixa para pensar nisso somente após o dia 15 de dezembro. “As revisões ficam mais para a metade de dezembro em diante. Esse tipo de serviço é sempre agendado”, comenta.

Mudança de comportamento

Para a economia do setor, Dutra estima que os serviços aumentem em até 30% em relação aos meses que antecedem as férias. Porém, mesmo com uma expectativa positiva, Magnus José Goulart, que também é mecânico, já vê diferenças no atendimento em relação ao mesmo período de 2016.

“Quem está fazendo revisão normalmente arruma as coisas mais graves. O que não é urgente fica para depois das férias, quando retorna da viagem. Os clientes fazem somente o necessário para não gastar tanto. No ano passado, por exemplo, eles faziam tudo, não deixavam nada pra trás. Acredito que essa mudança seja para economizar”, aponta.