Cotidiano

Reunião sobre gestão de resíduos sólidos tem participação do Meio Ambiente de Cascavel

Municípios paranaenses debateram iniciativas que estão sendo implementadas e puderam trocar experiências e informações sobre a gestão de resíduos sólidos...

Reunião sobre gestão de resíduos sólidos tem participação do Meio Ambiente de Cascavel

Na terça-feira (31), a Gerência da Divisão de Resíduos Sólidos e o Setor do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil (PGRCC)  da Secretaria Municipal do Meio Ambiente participaram da reunião regional do Fórum Nacional de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos. O evento foi realizado em conjunto com a 14ª Reunião Ordinária do Grupo R-20, no Salão de Atos do Parque Barigui, em Curitiba.

A gerente da Divisão de Resíduos Sólidos, Eliana Lisboa, a Engenheira Ambiental Keila Kochem e a Técnica do Meio Ambiente, Luciana Iwakura, responsável pelo Setor de PGRCC representaram o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Nei Hamilton Haveroth. O Grupo R-20 do Paraná, busca realizar uma gestão integrada da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.305/2010) e das leis estaduais de resíduos sólidos.

As instituições atuam por meio da cooperação técnica com a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná (SEDEST), assim como órgãos públicos estaduais, empresas privadas e entidades ligadas à área. Todas as demandas levantadas nas reuniões, assim como as propostas de soluções, serão encaminhadas para os municípios participantes darem prosseguimento.

A troca de experiências sobre o trabalho de cada município quanto à aplicabilidade da Política Nacional de Resíduos Sólidos trouxe a oportunidade de colocar o Município de Cascavel no cenário de destaque nos assuntos debatidos no encontro:  educação ambiental; coleta seletiva e inclusão social de catadores; logística reversa e responsabilidade compartilhada; pesquisa, ensino e extensão; disposição final de rejeitos e consórcios, além da gestão dos resíduos de isopor; Plano Nacional de Resíduos Sólidos e seus reflexos nos planos municipais; e a compostagem doméstica.

“O grupo R20 iniciou as suas atividades em 2009, e desde então Cascavel manteve a participação. A união dos Municípios na cobrança de soluções para a gestão de resíduos junto aos fabricantes, já resultou em muitas conquistas para Cascavel, como por exemplo a implantação de pontos de logística reversa de resíduos diversos (pneus, lâmpadas, pilhas) e campanhas de  coleta diversas. A cada de reunião, a cada debate, a troca de experiências é imensurável.”, destacou a Engenheira Ambiental, Keila Kochem.

“Este evento foi uma grande oportunidade de troca de experiências quanto a atuação dos municípios do Estado do Paraná na gestão dos Resíduos Sólidos, trazendo novos conhecimentos e soluções referente a Logística Reversa dos resíduos”, enfatizou a gerente da Divisão de Resíduos Sólidos, Eliana Lisboa.

O que é o Grupo R-20

O Grupo R-20 é composto por representantes dos 399 municípios e Consórcios Intermunicipais de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, que compõem as 20 regiões definidas no Plano Estadual de Resíduos Sólidos (2018). Cada município e consórcio indica um representante titular e respectivo suplente, sendo obrigatória a indicação de ao menos um servidor público estatutário.

Fonte: Prefeitura de Cascavel/Secom