Cotidiano

Reunião na Câmara debate segurança pública na região leste de Cascavel

A região leste, que abrange bairros como Pacaembu, São Cristóvão, Cataratas, Periolo e a Região do Lago, mas que tem em sua totalidade cerca de 13 bairros, demanda por mais policiamento e diminuição da criminalidade, além de maior integração das forças de segurança pública com a comunidade

Reunião na Câmara debate segurança pública na região leste de Cascavel

Nesta terça-feira (18), os vereadores Sidnei Mazutti e Policial Madril realizaram uma reunião aberta para discutir estratégias para melhorar a segurança na região leste da cidade. A principal proposta debatida foi a implantação da chamada Base Integrada de Segurança Pública, integrada pela Rocam, BRFron e Guarda Municipal.

A região leste, que abrange bairros como Pacaembu, São Cristóvão, Cataratas, Periolo e a Região do Lago, mas que tem em sua totalidade cerca de 13 bairros, demanda por mais policiamento e diminuição da criminalidade, além de maior integração das forças de segurança pública com a comunidade.

Estiveram presentes na reunião o vice-prefeito, Renato Silva, o deputado estadual Adelino Ribeiro, o secretário de Segurança Pública e Proteção à Comunidade, Volnei dos Santos, responsável pela Guarda Municipal, o secretário de Meio Ambiente, Nei Haveroth, o secretário de Serviços e Obras Públicas, Sandro Camilo Rancy, a presidente da Transitar, Simone Soares, o presidente do Conseg (Conselho de Segurança), Mauri Barbosa, o Tenente Coronel Jorge Fritola, comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar de Cascavel, o Capitão Diego Astori, o Major Divonsir dos Santos, do Batalhão de Fronteira, o Tenente Jorge Pinheiro, chefe da Ciretran e os vereadores Soldado Jeferson, Beth Leal, Valdecir Alcântara, Josias de Souza, Celso Dal Molin, Lauri da Silva, Professor Santello e Tiago Almeida. Participaram ainda da reunião representantes das associações de moradores da região e comerciantes.

O deputado Adelino Ribeiro destacou que “já está comprovado que o trabalho conjunto da comunidade com a polícia e com os órgãos públicos funciona muito bem, como vimos nas três UPSs instaladas no município”. No entanto, o comandante do 6º Batalhão da PM, Jorge Fritola, explicou que a manutenção de uma UPS, como ela foi programada, demanda pelo menos quatro policiais na base e mais o restante do efetivo na rua. “Uma das propostas mais viáveis hoje seria a instalação na região leste da sede para a Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas) e do BPFron (Batalhão de Polícia de Fronteira), que são dois grupos de atividade policial especializada, em parceria da Guarda Municipal que administraria o imóvel como contrapartida da prefeitura”, assinalou Fritola.

Como lembraram os vereadores Mazutti e Policial Madril, “a efetivação de novas bases e ampliação do efetivo depende do envio de novos policiais para Cascavel, da valorização dos profissionais e da boa vontade política estadual para garantir o investimento em recursos humanos e financeiros para melhorar a segurança da população”.

 

Via: Assessoria de Imprensa/CMC