Cotidiano

Reunião irá definir legalização de prédios antigos

Uma situação que há tempos preocupa os proprietários de prédios antigos de Cascavel pode ter um desfecho. Uma proposta apresentada em reunião extraordinária do Conselho das Cidades (Concidades), na próxima quarta-feira (24), visa flexibilizar a liberação do alvará para os imóveis construídos em período anterior a 2013.

O presidente do Conselho das Cidades, engenheiro do IPC, Adir Tormes – que há anos participa de perto dessa discussão – convocou a reunião para que o problema seja analisado e debatido entre os conselheiros e posteriormente seja apresentado em Audiência Pública. “Temos a preocupação de garantir que todos os critérios de garantia de segurança permaneçam inalterados, mas muitos prédios não conseguem mais fazer as adequações exigidas. Sem comprometer a segurança em nenhum critério é possível que algumas burocracias deixem de existir para esses imóveis”, explica.

Tormes compreende que muitas vezes os esforços dos proprietários e locatários esbarram em situações que não podem ser contornadas nem mesmo com grandes reformas. “São muitas situações que possuem estas características em nossa cidade. Essa será uma forma de otimizar os espaços e garantir que as situações sejam regularizadas”, afirma.

Mais pautas

Outras pautas serão trabalhadas na reunião. Adir Tormes lembra que alguns erros na tabela da Lei de Zoneamento serão corrigidos. Outra situação importante que será apreciada pelos membros do Concidade, a inclusão do Loteamento Sítio de Recreio Lago Azul na área urbana de Cascavel. “Uma demanda antiga, mas que precisa de uma solução e tudo está se encaminhando para isso”, descreve.