Saúde

Reunião expõe situação e busca solução para lotação nas Upas e Huop

Representantes de diversos órgãos de saúde discutiram melhorias no setor

Reunião expõe situação e busca solução para lotação nas Upas e Huop

Cascavel – Uma reunião com diversas autoridades de saúde foi realizada ontem (15) na sede da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) e a superlotação de pacientes tantos nas Upas (Unidades de Pronto Atendimento) quanto no Huop (Hospital Universitário do Oeste do Paraná) foi um dos temas principais do encontro. A reunião foi uma continuação de uma audiência promovida pela a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Cascavel no fim de janeiro.

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara, o vereador Edson de Souza, disse que após a audiência pública, as principais demandas apontadas foram encaminhadas ao prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, que pediu para marcar a reunião, na qual, os gestores puderam passar dados e trocar experiências e que a ideia é que o mesmo encontro ocorra a cada 45 dias pelo menos. E o encaminhamento das soluções vai depender do trabalho de cada setor envolvido, com apoio dos governos do Estado e do Município.

Para se ter uma ideia, nesta terça-feira (15) existia uma demanda de 80 pacientes no pronto-socorro do Huop e 40 pessoas nas Upas aguardando uma transferência. Também foi apontada uma fila de 60 mil pessoas aguardando exames de alta complexidade e a necessidade de retomar, o quanto antes, as cirurgias eletivas, suspensas devido a pandemia da Covid-19, mas que ainda não foram retomadas. O Governo do Estado chegou a anunciar a retomada, mas, efetivamente, ainda não começaram a ser concretizadas.

 

“Centro de Cirurgias”

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Cascavel salientou que os órgãos vão tentar encaminhar, o mais rápido possível, a abertura do Centro de Cirurgias Eletivas de alta complexidade, que vai funcionar na atual ala de Covid-19 do Huop, que era para ser destinada a ala de queimados. Também informou que vão em busca da abertura de um Centro de Cirurgias Eletivas de baixa e média complexidade que utilizará a estrutura do Hospital de Retaguarda, mas que para isso, terá que ter um aporte de R$ 8 milhões do Governo do Estado.

“Avalio bem positiva a reunião, já que estamos discutindo e tentando concretizar soluções”, salientou o vereador. Também foi discutido na reunião outros assuntos relacionados a saúde, como falta de equipamentos de problemas renais, a construção de um centro de atendimento oftalmológico e o plano de carreira dos funcionários municipais, que reclamam de diversas situações de trabalho, como falta de profissionais e a troca de local de trabalho sem explicações.

Também participaram da reunião os vereadores da Sadi Kisiel e Cidão da Telepar, da comissão de Saúde, o secretário de Saúde de Cascavel, Miroslau Bailaki, e representantes das instituições públicas e privadas da saúde local.

 

 

Crédito: Assessoria