Cotidiano

Reunião discute continuidade do processo do Aeroporto Municipal

Toledo – Representantes do Executivo, do Legislativo e da iniciativa privada ressaltaram a importância dos investimentos para garantir a oferta de voos comerciais em Toledo

A continuidade das obras visando a implantação de voos comerciais no Aeroporto Municipal Luiz Dalcanalle Filho, em Toledo, foi discutida nesta terça-feira, 10, na sala de reuniões da prefeitura. O consultor Clairton Hammer, que presta serviços ao município, esclareceu ao prefeito Lúcio de Marchi e demais integrantes da administração municipal o andamento do processo. Também participaram da reunião o chefe de Gabinete, Alceu Dal Bosco, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Victor Almeida, o empresário Augusto José Sperotto e o vereador Valmor Lodi.

Lucio reafirmou a disposição do município de continuar os investimentos necessários no aeroporto, considerando o que já foi feito e a importância estratégica desta estrutura para o desenvolvimento local e regional. O aeroporto de Toledo é um dos melhores em termos de condições climáticas, operando normalmente em dias que os demais estão fechados, e a meta é fazer os investimentos necessários para viabilizar a implantação de voos comerciais regulares, que atenderiam não somente o município como outras cidades da região. A reunião, destacou ele, teve por objetivo detalhar o processo atual e os investimentos ainda necessários para o encaminhamento do pedido de certificação.

Na reunião realizada nesta terça-feira, o consultor expos a situação atual do aeroporto e os investimentos ainda necessários para o pedido de certificação junto a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).  A certificação é fundamental para que as empresas se habilitem a realização de voos regulares. Entre os investimentos estão a pintura da pista, retirada de um posto de combustível, localizado muito próximo à pista, definição e capacitação da equipe, que deverá receber treinamento específico. Ela deverá estar totalmente definida e treinada, antes do encaminhamento do pedido de certificação.

Segundo o prefeito de Toledo, a certificação do aeroporto, visando a implantação de voos regulares, é uma das prioridades da administração municipal. Serão concluídos os acabamentos ainda restantes, pintura da pista e definida a equipe de trabalho, para que participe dos treinamentos necessários e esteja plenamente qualificada para a certificação e início das atividades.

“Ter um aeroporto custa caro, mas é coloca o município no eixo de desenvolvimento”, acrescentou Sperotto. Segundo ele, a iniciativa privada vai continuar no processo e se somar à administração municipal para que a estrutura seja implementada. Hoje, diz ele, os empresários locais tem dificuldades de deslocamento aéreo, o que muitas vezes inviabiliza negócios e importantes contatos.  Ponta Grossa, que iniciou com voos comerciais há quatro meses, já está implantando a a sua segunda linha regular, tamanha a aceitação e viabilidade. O aeroporto deverá ser visitado em breve por uma comitiva local.