Agronegócio

Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Aveia começa nesta terça, em Londrina

Será no IDR-Paraná e prossegue até quinta-feira (31). Na programação, avaliação de resultados da pesquisa agronômica e debates sobre processamento industrial, aspectos nutricionais e mercado do cereal

Lavoura de aveia. Ipiranga, 12/09/2019 Foto:Jaelson Lucas / AEN
Lavoura de aveia. Ipiranga, 12/09/2019 Foto:Jaelson Lucas / AEN

Mais de 80 pesquisadores e interessados no cultivo de aveia participam a partir desta terça-feira (29) da 41ª reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Aveia (CBPA). O evento acontece na sede de pesquisas Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater (IDR-Paraná), em Londrina, e prossegue até quinta-feira (31).

Avaliação de resultados e o planejamento do próximo ciclo de trabalho na rede cooperativa de ensaios da CBPA são os principais objetivos da reunião, esclarece o engenheiro-agrônomo Klever Márcio Antunes Arruda, pesquisador do IDR-Paraná, que coordena a organização do encontro. “Há a expectativa de recomendação de novas cultivares este ano”, adianta.

A rede cooperativa de ensaios avalia materiais destinados à produção de forragem e para cobertura do solo, além de linhagens e cultivares de aveia branca, destinadas à alimentação humana. O programa do encontro abrange, ainda, palestras, sessões plenárias, apresentação de trabalhos e discussões técnicas sobre ecofisiologia, melhoramento genético e biotecnologia, práticas culturais, fitossanidade e, também, qualidade industrial e sementes.

Na palestra inaugural, às 10h30 desta terça, o diretor de pesquisa e desenvolvimento da SL Alimentos, Thomaz Setti, apresenta a visão da empresa sobre produção e mercado.

No período da tarde, a partir das 13h30, será realizado o painel “Utilização da aveia na alimentação humana”, com três palestrantes: a bióloga Alicia de Francisco de Casas, professora e pesquisadora na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), discorre sobre os aspectos nutricionais do grão; Mariana Costa, pesquisadora em química e tecnologia de cereais e amidos, aborda o melhoramento genético e seus reflexos na qualidade do alimento; e, por fim, a engenheira agrônoma Luana Held Salinet, da SL Alimentos, examina a importância de incluir a aveia em propostas de agricultura regenerativa.

A manhã da quarta-feira (30) foi reservada para duas palestras. A primeira, às 8h10, trata dos avanços e perspectivas das pesquisas sobre ferrugem, uma das mais importantes doenças em lavouras de aveia, a cargo do professor Robert Park, da Universidade de Sydney, Austrália, pesquisador com vasta experiência no tema. Será proferida em inglês, sem tradução simultânea.

A partir da 9h10 o pesquisador Alfredo do Nascimento Junior, da Embrapa Trigo, traça um panorama do trabalho de melhoramento genético de aveias forrageiras.

“A versatilidade da cultura da aveia: oportunidades para fugir do convencional” é o tema do painel da tarde, com início às 13h30. O cereal como opção de outono, manejo de nematoides e, ainda, desafios e oportunidades do mercado de orgânicos compõem a temática, assuntos tratados respectivamente pelos pesquisadores Juliano Luiz de Almeida, da Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (Fapa), Andressa Cristina Zamboni Machado, do IDR-Paraná, e Evandro Adria Pietricoski, ligado à empresa Biorgânica Produtos Orgânicos.

Mais informações estão AQUI.

Serviço

41ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Aveia

Data: terça a quinta-feira (29 a 31)

Palestra inaugural: terça-feira, 10h30

Local: IDR-Paraná, em Londrina – rodovia Celso Garcia Cid, km 375 — saída para Curitiba

AEN