Cotidiano

Réu da Lava-Jato acusa PF de coação, intimidação e chantagem

SÃO PAULO ? O assessor do ex-senador Gim Argello (PTB-DF) Paulo César Roxo Ramos, réu na Operação Lava-Jato, acusou os investigadores da Polícia Federal em Curitiba de terem “coagido, chantageado e intimidado” ele ostensivamente em interrogatório. Em depoimento ao juiz Sérgio Moro nesta segunda-feira, Ramos afirmou que ouviu que “se não falasse o que o delegado queria ouvir” a sua prisão, ocorrida em abril, seria convertida em definitiva.

? Fui coagido, chantageado, intimidado ostensivamente de maneira pouco usual. Acima do que aceitável, entendo eu, pelo código de conduta da carreira do servidor ? afirmou Ramos.

Ramos foi um dos alvos da 28ª fase da Operação Lava-Jato. A ação, batizada de “Vitória de Pirro”, investiga a cobrança de propinas para evitar convocação de empreiteiros em comissões parlamentares de inquérito sobre a Petrobras. O ex-senador Gim Argello seria um dos principais beneficiários.

De acordo com a força-tarefa da Lava-Jato, o ex-assessor auxiliou Argello no recebimento de propina para não convocar executivos de empreiteiras. Ramos teria pego propina em dinheiro vivo, cerca de 250 mil euros, do lobista Julio Camargo para entregar ao ex-senador.

Ao juiz Sérgio Moro, Ramos disse que prestou dois depoimentos durante o período que esteve preso em Curitiba, em abril. No primeiro prestado no dia 14, segundo ele, foi tratado de maneira correta por membros do Ministério Público e da Polícia Federal. No segundo, no dia 15 de abril, já sem a presença de procuradores, ele teria sido intimidado.

? Primeiro, foi dado sem a presença do Ministério Público. O da véspera o Ministério Público estava presente e fui enquerido com urbanidade. O do outro dia, não. Já estava solto quando fui chamado a depôr. Esse fato me foi omitido ? afirmou Ramos a Moro completando: ? O tempo todo foi me dito que se não colaborasse, se eu não falasse o que o delegado queria ouvir, que minha prisão seria convertida em definitiva.

A Polícia Federal não se manifestou sobre a acusação.