Cotidiano

RETROSPECTIVA 2017: Destruição e indenizações marcam a rebelião na PEC

Pouco mais de três anos depois de ter sido destruída e um ano depois de ser reformada, a PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel) foi novamente palco de uma sangrenta rebelião.

O motim começou por volta das 15h30 do dia 9 e só terminou próximo do meio-dia do dia 11, depois de uma extensa negociação entre a Polícia Militar e os rebelados.

Já no primeiro dia um preso, identificado como Tiago Gomes de Souza, de 22 anos, foi morto e decapitado pelos presos. O corpo dele até hoje não foi localizado, uma vez que há suspeita de que os detentos tenham assado os restos mortais do jovem.

Além da morte de Tiago, três agentes penitenciários e outros 28 presos ficaram feridos na rebelião, mas nenhum com risco de morte.

De acordo com o Depen (Departamento Penitenciário do Estado), a rebelião teve início quando presos fizeram uma pirâmide humana, escalaram um dos pátios de sol e renderam um dos agentes.

Conforme o Sindarspen (Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná), a cerca elétrica que separava o solário da guarita dos agentes estava desligada havia dias, permitindo acesso ao local.

Quase dois meses depois, a situação na Penitenciária permanece caótica. Até agora parentes doa presos – cerca de 780 – não tiveram acesso a eles.

Sub-humano

Os presos estão em situação degradante. Passam o dia no pátio, apenas de cuecas. Dividem um banheiro, tomam banho de mangueira e dormem ao relento. Doentes estão misturados com os saudáveis. Não é permitida visita de familiares ou de advogados.

Quem sai da PEC procura um advogado para acionar o Estado por tortura.

Tanto OAB, quanto Pastoral da Comunidade, quanto deputados estaduais já ofereceram ajuda para encontrar uma solução. Até agora não houve êxito. A direção do presídio diz que os próprios presos estão ajudando na reforma e que em breve será iniciada a reconstrução da unidade. Por enquanto, está descartada a transferência dos presos. Um funcionário nomeado pelo governo do Estado disse que agora o momento é de “reeducar” os presos, embora em uma reunião a portas fechadas ele tenha usado a expressão “retaliar”.

Reforma Trabalhista entra em vigor

Em meio a muita polêmica, especialmente por parte dos sindicatos, entrou em vigor no dia 11 de novembro a nova legislação trabalhista brasileira. As mudanças foram estabelecidas pela Reforma aprovada pelo Congresso Nacional neste ano.

Dentre as mudanças mais significativas estão a escala de trabalho, a possibilidade de divisão das férias, horas extras, o chamado home office e o fim da contribuição sindical.

Desde o início de novembro, é permitido ao empregador contratar um funcionário sem horário fixo e o empregado pode ser acionado três dias antes do trabalho. Já o chamado home office, ou seja, o trabalho em casa, passa a ser regulamentado e a infraestrutura para que ele seja desenvolvido é prevista em contrato. Além disso, o contrato parcial de trabalho passa de 25 para 30 horas semanais.

A jornada continua sendo de oito horas diárias e até 44 horas semanais. Mas, a partir de agora, será possível fazer acordos entre empregadores e empregados para o cumprimento de uma jornada de 12 horas com 36 horas de descanso. O intervalo de almoço, antes obrigatório de no mínimo uma hora, agora pode ser de 30 minutos.

Horas extras

Fica mantido o limite de até duas horas extras diárias, com valor 50% maior em relação ao valor da hora regular, agora estendido aos funcionários de contrato de tempo parcial de trabalho. E não é mais obrigatório o descanso de 15 minutos antes de começar a fazer hora extra. As férias continuam prevendo 30 dias por ano, mas será possível dividir em até três períodos.

Sedano e Weiss vencem a Cascavel de Ouro

Os pilotos Marcel Sedano e Valmor Weiss venceram, no dia 5 de novembro, a edição histórica de 50 anos da Cascavel de Ouro, no Autódromo Internacional Zilmar Beux.

Largando na 33ª posição com um Gol preparado pela Stump Preparação, os pilotos concluíram a prova no tempo de 3h02m05s489. O último turno das 120 voltas foi completado por Marcel Sedano, com diferença de 15s499 sobre o segundo colocado.

Na sequência ficaram os pilotos Edgar e Israel Favarin (pai e filho), ambos de Cascavel, lembrando que Edgar é o maior vencedor da prova – seis vezes; Wellington Justino/Edson Valle, chegou na terceira colocação, à frente de Edson Bueno/Diogo Pachenki, Daniel Kaeffer/Carlos Souza, Nicolas Salmini/Gustavo Frigotto, Caíto Carvalho/Paulo Bento, Luiz Ribeiro/Peter Ferter, Leandro Zandoná/Paulo Pizzoni e Guilherme Sirtoli/Leônidas Fagundes, que, pela ordem, completaram as dez primeiras posições da prova.

Além do Troféu Cascavel de Ouro (36 gramas de ouro), Weiss e Sedano levaram um cheque de R$ 100 mil como prêmio.

Azul vai operar em Toledo em 2018

A Azul Linhas Aéreas anunciou em novembro que, a partir de maio do próximo ano, deve começar a operar com voos comerciais em Toledo. A reativação do aeroporto deve acontecer quase sete anos após uma companhia de Cascavel operar ali por alguns meses, encerrando as atividades em outubro de 2011.

Para isso, em 2015 o Aeroporto Municipal de Toledo Luiz Dalcanalle Filho passou em 2015 por uma série de melhorias, como a adequação no terminal de passageiros, estacionamento e seção contraincêndio, com investimentos do Município e de empresários locais. Naquele mesmo ano a SAC (Secretaria de Aviação Civil) confirmou Toledo como um dos melhores mercados do Paraná para voos de até 114 passageiros, a partir da pesquisa O Brasil que Voa.

Além disso, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) repassou ao Município algumas adequações na estrutura, que devem ser cobradas em vistoria. Com a finalização das melhorias, a previsão é de que a aeronave ATR 72-500 faça voos diários de Toledo para Curitiba. Existe ainda a possibilidade de que, num futuro próximo, a Azul atenda também destino Campinas (SP).