Cotidiano

Retratos da indefinição: cinco brigam para ir ao segundo turno com Crivella

selfies candidatosNem parece, mas a eleição municipal chega hoje ao momento decisivo na imensa maioria das cidades brasileiras. Espremida pelo novo calendário, que reduziu a campanha de 90 para 45 dias, e por eventos históricos, como os Jogos Olímpicos e o impeachment de Dilma Rousseff, a disputa é marcada por um misto de desconfiança e desprezo dos eleitores, influenciados pelo clima de tensão política e pela enxurrada de denúncias produzidas em dois anos e incontáveis fases da Lava-Jato.

Nesse contexto, o Rio tem a eleição mais disputada após a redemocratização. Cinco candidatos ainda brigam por uma vaga no segundo turno ao lado de Marcelo Crivella (PRB), que, segundo as últimas pesquisas, deve avançar sem sustos. Marcelo Freixo (PSOL) está numericamente à frente de Pedro Paulo (PMDB) no Ibope e no Datafolha, mas em empate técnico. A medição do Ibope inclui neste grupo Flávio Bolsonaro (PSC) e Indio da Costa. Já o Datafolha registrou um crescimento de Osorio (PSDB), colocando-o na briga.

O chamado voto útil, quando um eleitor muda o seu voto para impedir o avanço de um candidato rejeitado por ele, ainda deve mudar o cenário, de acordo com analistas políticos.

Links Eleicoes 1-10Em São Paulo, João Doria (PSDB) está com o passaporte carimbado para o segundo turno. Na briga para enfrentá-lo, porém, os institutos divergem significativamente. Segundo o Ibope, Celso Russomanno (PRB) aparece em segundo lugar, em empate técnico com Marta Suplicy (PMDB). No Datafolha, Fernando Haddad (PT) e Russomanno estão empatados em segundo lugar, com leve vantagem sobre Marta.

A derrota de Haddad marcaria o iminente fracasso do PT nas capitais. No primeiro turno, apenas Marcus Alexandre, prefeito de Rio Branco, deve vencer, segundo as pesquisas disponíveis. PMDB e PSDB podem se beneficiar: cada um lidera em cinco capitais. Com as disputas acirradas, apenas sete eleições devem ser decididas hoje.