Cotidiano

Reta final do CAR

O prazo para realizar o CAR (Cadastro Ambiental Rural) entra na reta final. A partir de amanhã, os proprietários de imóveis rurais têm um mês para regularizar a situação da propriedade no sistema disponibilizado pelo governo federal, que vai retratar números inéditos de reserva legal, áreas de preservação permanente, remanescentes de florestas, áreas consolidadas, entre outros dados ambientais.

Conforme o Serviço Florestal Brasileiro, até o momento não há nenhuma sinalização de que o prazo será prorrogado, diferente do que ocorreu em maio de 2016. Na legislação ambiental, existe a possibilidade de estender os cadastramentos por mais um ano, porém, quaisquer mudanças serão divulgadas somente na última semana de dezembro.

Na base de dados do CAR, até 30 de outubro deste ano foram cadastrados 3.803 imóveis em Cascavel, dentro de uma área de 173,4 mil hectares. Segundo o Sindicato Rural do município, não há uma estimativa de quantas propriedades precisam ser regularizadas, visto que o número mais recente é do Censo Agropecuário de 2006, divulgado à época pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Em todo o Paraná mais de 15,3 milhões de hectares foram incluídos no CAR. O total de imóveis é superior a 382 mil. No Brasil, quase 435 milhões de hectares foram cadastrados distribuídos entre 3,7 milhões de imóveis.

Por que fazer?

A inscrição no CAR é o primeiro passo para obtenção da regularidade ambiental do imóvel e contempla dados do proprietário, possuidor rural ou responsável direto pelo imóvel rural; dados sobre os documentos de comprovação de propriedade e ou posse; e informações georreferenciadas do perímetro do imóvel, das áreas de interesse social e das áreas de utilidade pública, com a informação da localização dos remanescentes de vegetação nativa e reservas ambientais.

Quem não aderir ao CAR corre o risco de perder importantes benefícios, como licenças e até mesmo créditos para financiamentos.