Cotidiano

Restaurantes populares retornam

Toledo – Restaurantes populares de Toledo começaram ontem a ser gradativamente reabertos. Dos oito restaurantes populares, seis já voltaram a atender a comunidade. Retomaram o atendimento os restaurantes populares do Coopagro, Europa, Vila Boa Esperança/América, Vila Paulista, Panorama II, BNH São Francisco. O Gisela e o restaurante universitário da Unioeste ainda não têm data para voltar.

“Estamos fazendo uma reavaliação detalhada dos custos e não descartamos a possibilidade de rever o valor das refeições, hoje em R$ 2,50”, informa o secretário de Administração, Moacir Vanzzo. Hoje, o valor pago pelo governo federal somado ao do usuário, não cobre as despesas das refeições. Ao todo são servidas cerca de 2,5 mil refeições diárias. Os restaurantes abrem de segunda a sexta, das 11h30 às 13h30.

Nos últimos dias, todos os servidores da cozinha social e dos restaurantes passaram por um treinamento. Eles receberam orientações sobre boas práticas na alimentação, incluindo cuidados no manuseio de alimentos, higiene, entre outras questões. A cozinha social, onde são preparados os alimentos que são servidos nos restaurantes, também passou por um processo de manutenção, visando a fazer as adequações necessárias para o reinício das atividades.

A cozinha social também está se preparando para iniciar a produção das refeições que serão servidas nas escolas. A merenda escolar servida nas escolas da área urbana é produzida na cozinha social. Todas as refeições são preparadas com a orientação de uma equipe de nutricionistas, visando a produção de um cardápio balanceado, que atenda as necessidades diárias de alimentação.