Economia

Restaurantes do Paraná têm queda de 38,7% no faturamento de março

Os Índices de Consumo em Restaurantes (ICR) mostram retração de 52,7% na quantidade de vendas

Restaurantes do Paraná têm queda de 38,7% no faturamento de março

Curitiba – O consumo em restaurantes, bares, lanchonetes e padarias do Paraná registrou queda de 38,7% em março, enquanto a média nacional foi de -34,2%, apontam os índices divulgados pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), em parceria com a Alelo. Os dados, calculados a partir da comparação com o mesmo período de 2019, mostram que, em contraponto, os supermercados continuam com números positivos, com aumento de 12,2% no valor gasto.

Os Índices de Consumo em Restaurantes (ICR) mostram ainda retração de 52,7% na quantidade de vendas, impacto ainda maior que o observado em fevereiro (-38,7%). Somado a isso, o número de estabelecimentos comerciais que efetivaram transações também foi inferior ao observado no mesmo mês de 2019 (-10,8%).

Adotando como parâmetro o valor gasto em restaurantes, é possível evidenciar um impacto negativo similar em 4 das 5 regiões brasileiras: Nordeste (-36,3%), Centro-Oeste (-35,2%), Sul (-34,3%) e Sudeste (-34,1%).

“Esses números são reflexo do agravamento da pandemia em todo o país, acompanhado da reinstituição de medidas restritivas sobre o funcionamento de estabelecimentos como bares e restaurantes”, destaca Cesário Nakamura, presidente da Alelo.