Cotidiano

Restaurante Torninha, em Niterói, cria receita exclusiva para o Água na Boca

INFOCHPDPICT000057093820Niterói ? Para o Circuito Gastronômico do Festival Água na Boca, o chef Federico Tagliabue, do Ristorante Torninha, resolveu arriscar. Afinal, seu prato, o Maialino e gamberi al cioccolato e mandorle, propõe uma mistura ousada de vários ingredientes. A receita, de origem catalã, é feita com cubos de costela suína assados e refogados em azeite, cebola, tomate pelati, endro, vinho do Porto e ervas aromáticas. Além disso, é servido com batatinhas coradas e cebolas caramelizadas, coberto com camarões salteados, lascas de chocolate e amêndoas. A refeição desafiadora está disponível no circuito até o dia 5, próximo domingo.

? Até me surpreendeu a quantidade de pratos que estamos vendendo, já que a mistura de ingredientes é muito diferente. Mas, ao mesmo tempo, era isso que eu tinha em mente: fazer algo difícil, mas rico em sabores ? diz Tagliabue, que é sócio do restaurante e há 21 anos está à frente da cozinha do Torninha.

Inspirada em uma antiga receita, a criação do chef Tagliabue tem uma peculiaridade.

? Eu já tinha feito o prato antes, mas, dessa vez, troquei o frango pelo porco, que é uma carne mais saborosa, o que aumenta a riqueza da receita.

Para os desavisados, porco e camarão, à primeira vista, não combinam. Mas o chef afirma que é o contrário, os dois ingredientes casam perfeitamente:

? Um acompanha muito bem o outro. Durante o passar dos anos, tenho feito muitas receitas que misturam a carne suína e camarão.

Tagliabue ressalta que o prato é preparado com uma carne de primeiríssima qualidade:

? Maialino significa porquinho em italiano. Na receita, uso costelinha de porco de leite, o que dá mais sabor.

No circuito do Água na Boca, o prato é servido com uma sobremesa, creme brulée, e custa R$ 69.

O Torninha foi o precursor do polo gastronômico do Jardim Icaraí. No início, a ideia era abrir uma filial da Trattoria Torna, focada no delivery.

? Deu certo. Colocamos umas cinco mesinhas e depois foi crescendo. Mais tarde, por conta dessa demanda, abrimos o bistrô ? conta o chef.

O restaurante é famoso na cidade pela mistura da tradicional culinária italiana (Tagliabue é de Milão) com a gastronomia da França e da Ásia.

? Abraçamos a onda da cozinha fusion, que tomou o mundo. Mas, ao mesmo tempo e por opção, não abandonamos o tradicional. Essa é a nossa marca. Nossa proposta permanece a mesma desde o início, e o segredo é manter a qualidade lado a lado com a tradição ? afirma Tagliabue.

O Festival Água na Boca é um evento do GLOBO-Niterói e tem o patrocínio do Plaza Shopping e o apoio da prefeitura de Niterói e do Grupo Dinisa. A programação completa do circuito gastronômico, que vai até o próximo dia 5, pode ser conferida no site www.aguanabocaniteroi.com.br.