Cotidiano

Restaurações de carros se multiplicam na TV fechada

FAST N' LOUDRIO ? A premissa é quase sempre a mesma: homem apaixonado por carros, geralmente mecânico, com o dom de transformar velharias, sucatas em automóveis vistosos. Daqueles de tirar onda. ?Histórias de amor entre um homem e uma máquina?, como bem definiu Luciano Huck, à frente do ?Lata velha?, quadro que integra o repertório do ?Caldeirão do Huck? desde 2000.

Em princípio, o assunto pode parecer batido. Mas é só olhar a quantidade de atrações do gênero espalhadas pela TV que se percebem inúmeras maneiras de explorar a temática. Uma oferta já consagrada e que só cresce, a exemplo de ?Obcecados por motores?, que acaba de estrear no History ? e é exibido sempre às segundas, às 22h40m.

A atração mostra a rotina de Charles Handler, sócio da The Bomb Factory, uma oficina na Louisiana, nos Estados Unidos. Os episódios acompanham todo o processo de recuperação e transformação mecânica dos veículos, que ressurgem reluzentes após saírem de pilhas de lixo.

? Os carros representam brinquedos para adultos. Têm um apelo para o lado mais lúdico da nossa audiência e ainda são um forte símbolo social. Automóveis estão entre os temas favoritos nas conversas entre homens ? aponta Miguel Brailovsky,vice-presidente Sênior de Programação e Produção do A+E Networks América Latina.

Ele explica que a aposta na temática começou há três anos, por conta do sucesso da primeira temporada de ?Louco por carros?. Até hoje, a atração com Danny ?O conde? Koker, gravada em Las Vegas, é a mais bem-sucedida do canal.

? Acredito que isso se deva à combinação de carros realmente incríveis com um time de talentosos especialistas, liderado pela inacreditável Danny ? explica Brailovsky.

Se no History a audiência ainda é predominantemente masculina, formada por 75% de homens, nos canais Discovery já existe uma parcela de 37% de mulheres telespectadoras na faixa ?Sextas de motores?, totalmente voltada para realities do gênero, com atrações como ?Oficina do barulho?, ?Dupla do barulho?, e ?Fanáticos por carros? ? as crianças e os adolescentes somam 16% da audiência.

O ?Sextas de motores?, no Discovery, surgiu em 2014, a reboque das boas audiências do Discovery Turbo, canal lançado em 2005 e que também aposta no filão, num cardápio que inclui ?Os reis da sucata?, com os irmãos Bob e Andy Cohen, e ?FantomWorks?, com Dan Short, dono de uma enorme oficina de restauração em Norfolk, nos Estados Unidos.

? Essa mistura do velho com o novo desperta curiosidade. Outro ponto interessante é que há um elemento de memória afetiva que envolve os telespectadores desse tipo de série. Esse resgate ao passado por meio de carros antigos, a lembrança de quando andavam em modelos parecidos com seus pais ou avós, ou ainda a paixão por carros que compartilhavam com seus antecessores são coisas que também estão presentes ? avalia Livia Ghelli, diretora de programação dos canais factuais e estilo de vida da Discovery Networks Brasil.

SERVIÇO

?Leepu & Pitbull?

History, seg., 21h, ter., 14h, e dom., 19h

?Louco por carros?

History, seg., 21h45m e 23h35m, e ter., 15h

?Obcecados por motores?

History, seg., 22h40m, e ter., 16h

?Oficina do barulho?

Discovery, sex., 20h40

?Dupla do barulho?

Discovery, sex., 21h30m

?Fanáticos por carros?

Discovery, sex., 23h10m

?FantomWorks?

Discovery Turbo, ter., 18h55m

?Os reis da sucata?

Discovery Turbo, novos a partir de 10/1, seg. a sex., 21h15m

?Lata velha?

Globo, sáb., 15h40m